ESPORTE

Há 30 anos encerrava a carreira de um herói brasileiro Ayrton Senna da Silva Patrono do Esporte Brasileiro

Há 30 anos encerrava a carreira de um herói brasileiro
Ayrton Senna da Silva Patrono do Esporte Brasileiro

Último brasileiro tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna, marcou a vida dos brasileiros como um herói que partiu, mas deixou um granPde legado, principalmente o amor à pátria e as cores da bandeira brasileira, sempre em punho nos melhores momentos de sua vida.

Foi quando começamos a aprender e praticar o patriotismo. Já se passaram 30 anos da morte de Ayrton Senna que nasceu em São Paulo no dia 21 de março de 1960.

Morreu de forma trágica, durante um acidente, em 1º de maio de 1994, aos 34 anos (na sétima volta, Ayrton Senna se chocou com o muro durante a curva Tamburello do circuito de Ímola na Itália, não resistiu e teve morte cerebral instantânea).

Paulistano do bairro Santana, ele é filho de Milton Teodoro Guirado da Silva e Neide Senna, além de irmão de Viviane Senna. Números e títulos de Ayrton Senna na Fórmula 1:

• Tricampeão: 1988; 1990; 1991.
• Vitórias: 41
• Pódios: 80
• Pole positions: 65
• Voltas mais rápidas: 19
• Corridas disputadas: 161

O título de Patrono, é definido da seguinte forma:

Patrono é aquela personalidade escolhida para ser homenageada por algo ou alguém (…) nas forças armadas, os patronos são figuras heroicas escolhidas para defender uma unidade militar, por exemplo. O patrono também é aquele que defende, aconselha e direciona.

Definição que se molda muito bem ao Ayrton, já que dentro das pistas e fora delas era instituído nos corações de nós brasileiros como herói nacional.

Não só por causa de suas belas vitórias nos GPS de F1, representando e mostrando orgulho por sua pátria, contudo, ainda mais por sua personalidade aguerrida e dedicada que se importava com seu povo dando os melhores conselhos que poderia dar.

O mais famoso destes conselhos, foi o apelidado “Grande Conselho”, que assim disse o Ayrton: “seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá.

De alguma maneira você chega lá ”.

Portanto, pode-se concluir que o título é uma honraria cívica.

Da qual, permite homenagear os seus cidadãos que demonstraram excepcionalidade e dedicação especial além do comum a uma determinada área de atuação, servindo-se, assim, de exemplo aos outros.

“Ayrton Senna foi um ídolo nacional. Durante o auge de sua atuação, ele representava uma das poucas esperanças de um povo carente de vitórias e grandes conquistas[…]”. (Justificativa para a concessão do título Patrono do Esporte Brasileiro).

O título serve como uma homenagem a pessoa homenageada, mas, por outro lado serve de inspiração e exemplo de seguimento de conduta a todos os brasileiros e não brasileiros.

A Lei nº 14.559, de 25 de abril de 2023, declarou Ayrton Senna da Silva Patrono do Esporte Brasileiro. Título honorífico merecido pelo herói nacional, até então lembrado com saudade e tristeza pela grande perda.

Antonio Luciano Teixeira