OESTE PAULISTA

Tupi Paulista – Comemorado o dia 1º de maio

Pois é, chegou o mês de maio, tempo de comemorar o Dia do Trabalho ou o Dia do Trabalhador? Eis a questão!

Esta data é para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história.

A data foi estabelecida pela Segunda Internacional Socialista, um congresso realizado em Paris que reuniu os principais partidos socialistas e sindicatos de toda Europa.

A Segunda Internacional ou Internacional Socialista ou ainda Internacional Operária foi uma organização dos partidos socialistas e operários criada principalmente por iniciativa de Friedrich Engels, por ocasião do Congresso Internacional de Paris, em 14 de julho de 1889.

Do congresso participaram delegações de vinte países.

Os participantes desse encontro ao escolher 1º de maio como Dia do Trabalho, prestaram uma homenagem aos operários e a uma greve ocorrida na cidade de Chicago (EUA) em 1º de maio do ano de 1886.

A data foi marcada pela reunião de milhares de trabalhadores que reivindicavam a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias.

No Brasil, a data foi consolidada em 1924.

Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nessa data.

Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado em muitos deles.

Existe um antes e um depois nas comemorações do dia 1º de maio no Brasil.

A data entrou para o calendário como Dia do Trabalhador – em referência à luta por melhores condições de trabalho em todo o mundo –, mas acabou se transformando em Dia do Trabalho durante o governo de Getúlio Vargas.

A data passou a ser celebrada informalmente por trabalhadores brasileiros no começo do século XX, e tornou-se oficial durante o governo de Artur Bernardes em 1954. A data foi amplamente explorada durante a Era Vargas, sendo parte do projeto político desse governante.

Atualmente, ela é feriado nacional por determinação da lei nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002.

“O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é celebrado anualmente no dia 1º de maio”, sendo oficializada como feriado nacional no Brasil.

No dia do trabalho comemoramos e homenageamos o esforço, a dedicação e as conquistas dos trabalhadores ao longo da história.

Essas conquistas não só melhoraram a qualidade de vida dos trabalhadores, mas também ajudaram a moldar leis e políticas que protegem e valorizam o trabalho humano.

O trabalho estimula o homem a crescer e desenvolver-se na sua identidade.

Max Weber (1864-1920), jurista e economista alemão, considerado um dos fundadores da sociologia, disse a celebre frase que:

“o trabalho dignifica o homem”.

Weber destacou que o trabalho se encaixava como uma das ações sociais mais nobres e dignas presentes na sociedade.

E dignificar significa dar dignidade, enobrecer e realmente o trabalho possui um papel importante para isso, desde que, claro, seja realizado em condições salubres e respeite o ser humano que está realizando aquela função.

 

O trabalho não apenas dignifica o ser humano, mas dá sentido à sua existência. Nos torna úteis para o outro e para nós mesmo.

Servimo-nos desta data para parabenizar trabalhadores, desse imenso Brasil que buscam uma vida digna através do trabalho.

 

Antonio Luciano Teixeira