OESTE PAULISTA

Tupi Paulista – Empatia e Simpatia

As duas palavras são essenciais para o desenvolvimento pessoal, ambas são consideradas sentimentos positivos, mas entre elas existem diferenças que queremos conhecer.

Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.

Com origem no termo em grego empatheia, que significava “paixão”, a empatia pressupõe uma comunicação afetiva com outra pessoa e é um dos fundamentos da identificação e compreensão psicológica de outros indivíduos.

A empatia leva as pessoas a ajudarem umas às outras. Está intimamente ligada ao altruísmo – amor e interesse pelo próximo – e à capacidade de ajudar. Quando um indivíduo consegue sentir a dor ou o sofrimento do outro ao se colocar no seu lugar, desperta a vontade de ajudar e de agir seguindo princípios morais.

A grande diferença entre empatia e simpatia é que a empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, e que ajuda a compreender melhor o comportamento em determinadas circunstâncias e a forma como o outro toma as decisões. A simpatia é um estado de humor que visa à aproximação, mesmo entre desconhecidos.

Ser empático é ter afinidades e se identificar com outra pessoa. É saber ouvir os outros, compreender os seus problemas e emoções. Quando alguém diz “houve uma empatia imediata entre nós”, isso significa que houve um grande envolvimento, uma identificação imediata.

O contato com a outra pessoa gerou prazer, alegria e satisfação. Houve compatibilidade. Nesse contexto, a empatia pode ser considerada o oposto de antipatia.

Já a Simpatia, é um sentimento de afinidade que atrai e identifica as pessoas, é uma tendência instintiva que leva o indivíduo a estabelecer uma harmonia com o outro, permitindo a criação de laços de amizade.

Simpatia é a capacidade que as pessoas têm de participar das emoções alheias, podendo variar entre a mera aceitação e compreensão dos sentimentos do próximo e a completa identificação dos próprios estados emotivos com o do outro.

São sinônimos de simpatia: inclinação, afeição, afinidade, tendência e atração.

Simpatizar pode ser uma relação de atração ou inclinação que algo ou mesmo uma ideia exerce sobre alguém, ou seja, o ato de gostar de alguma coisa que despertou seu interesse.

Ter simpatia é ser amistoso, ser agradável, ser educado, é demonstrar gentileza e amabilidade para com o outro.

A empatia é diferente da simpatia, porque a simpatia é maioritariamente uma resposta intelectual, enquanto a empatia é uma fusão emotiva.

Enquanto a simpatia indica uma vontade de estar na presença de outra pessoa e de agradá-la, a empatia faz brotar uma vontade de compreender e conhecer outra pessoa.

Durante a pesquisa deparei-me com exemplos vários e um deles chamou a atenção: “uma pessoa tem o carro parado na estrada com pneu furado e sem o macaco (ferramenta) para erguer.

Vem o Simpático e aproxima-se dizendo, o que acontece companheiro fica tranquilo, vai dar tudo certo logo se resolverá. Então vem o Empático e diz o que aconteceu? Em que posso ajudar? Precisa de um macaco para erguer o carro? Eu  tenho no meu carro vou buscar, e resolve o problema com presteza e Empatia.

 

Antonio Luciano Teixeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com