Antônio Luciano Teixeira
OESTE PAULISTA

Tupi Paulista – Oito de janeiro, segundos transformados em eternidade

Não poderia deixar de falar sobre esta data, que marcou e faz a nossa história, ou melhor, registra os acontecimentos para a posteridade. Quem nunca se deparou com uma fotografia que lhe direcionou a nostalgia.

 

O Dia do Fotógrafo ou Dia Nacional da Fotografia é comemorado anualmente em 8 de janeiro

Um clique é necessário para mudar uma vida, para denunciar, para informar, para nos fazer rir ou chorar…

A data celebra o profissional responsável em captar uma fração de segundo e eternizá-lo. O fotógrafo pode atuar na publicidade, jornalismo, cinema e ainda no campo artístico.

Para isso, o profissional mistura os conhecimentos de técnicas fotográficas (efeitos de luz, ângulo e profundidade) com a sensibilidade e, claro, um pouquinho de sorte.

A fotografia é uma das maiores invenções da era moderna, transformando completamente a literatura e a comunicação no século XX.

No Brasil, a profissão de fotógrafo não é regulamentada, porém há tentativas de oficializar a atividade, criando cursos de ensino superior em fotografia, classificando os profissionais como bacharéis ou licenciados em fotografia.

Origem – O Dia do Fotógrafo está oficialmente registrado em muitos calendários como 8 de janeiro, considerada a data em que a primeira câmera fotográfica chegou ao Brasil, em 1840.

No entanto, há algumas controvérsias sobre o dia exato, sendo que alguns consideram o dia 7 ou mesmo 16 de janeiro.

A primeira câmera fotográfica se chamava Daguerreótipo. Foi inventada por Louis Jacques Mandé Daguérre e apresentada ao mundo em 19 de agosto de 1839, na Academia de Ciências da França, em Paris.

O Dia Mundial da Fotografia é celebrado em 19 de agosto em homenagem a este acontecimento.                                                                                          De acordo com a história, foi o abade Louis Compte que trouxe a invenção de Daguérre para o Brasil e apresentou ao Imperador D. Pedro II que, aliás, ficou com o título de primeiro fotógrafo brasileiro.

 

A confusão de datas vai continuar a existir, porém as homenagens aos profissionais da fotografia devem acontecer e é o nosso intuito.

O agora já passou… Mas, graças a você (fotógrafo) podemos revivê-lo por toda a vida!

 

Parabéns pela sensibilidade, coragem e ousadia que permitem a beleza do seu trabalho! Obrigado por transformar os segundos em eternidades! Parabéns, fotógrafo setor profissional que ouso me incluir! Fonte: www.calendarr.com

Ator e foto Antonio Luciano Teixeira