Foto: Divulgação/Croeste
OESTE PAULISTA

Tupi Paulista – Parceria prepara presas da Penitenciária para o mercado de trabalho

Ofertar qualificação profissional para favorecer a reintegração social de mulheres privadas de liberdade.

Esse é um dos objetivos da parceria firmada entre a Penitenciária Feminina de Tupi Paulista e o Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura local.

A cerimônia da aula inaugural do curso de manicure e pedicure, que será ministrada inicialmente para 20 reeducandas do regime semiaberto, foi realizada na unidade, na última semana, com a presença da diretora, Adriana Alkmin; do vice-prefeito, Nedécio Lazari; da secretária municipal de Ação e Desenvolvimento Social, Aparecida Maria Alonso; e do delegado de Polícia Civil, Matheus Videira da Silva.

“É com muita alegria e satisfação que presenciamos a concretização dessa iniciativa. Que a semente aqui plantada germine e dê frutos, para que vocês possam desenvolver essa atividade profissional que irão aprender”, discursou o vice-prefeito no evento.

A secretária municipal Aparecida Alonso acredita que proporcionar oportunidade de aprendizado de uma profissão que possa gerar renda é essencial para preparar as reeducandas para o retorno ao convívio social e, assim, enfrentar o mercado de trabalho.

“É uma opção para que elas possam ter recursos próprios para se manterem, quando retomarem sua vida quando estiverem em liberdade”, enfatiza.

Para a diretora técnica da unidade, Adriana Alkmin, a parceria com o Fundo Social de Solidariedade agrega recursos que possibilitam cumprir a missão de promover a reinserção social das presas.

“É preciso capacitar mulheres a empreender, cooperando para que não se submetam mais ao recrutamento ou aliciamento por vinculação sentimental por seus companheiros”, comenta.

A cerimônia também contou com a presença das alunas do novo curso, que terá duração total de 24 horas, com duas aulas semanais.

Outras três turmas estão previstas para serem formadas. Ao término dos estudos, elas receberão certificados emitidos pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Fonte : O Imparcial de Prudente