OESTE PAULISTA

Tupi Paulista – Dia das mães no Brasil

A popularização dessa data nos Estados Unidos fez com que ela eventualmente chegasse ao Brasil.

Os historiadores falam que a primeira celebração do tipo aconteceu aqui em 12 de maio de 1918, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Essa primeira vez foi promovida pela Associação Cristã dos Moços do Rio Grande do Sul.

No nosso país, a data comemorativa começou a ser celebrada no começo do século XX. Porém, o “Dia das Mães” foi oficializado no Brasil na década de 1930, quando o presidente Getúlio Vargas emitiu o Decreto nº 21.366, em 5 de maio de 1932.

Por meio desse documento, determinou-se o segundo domingo de maio como momento para comemorar os “sentimentos e virtudes” do amor materno. Essa data foi uma conquista realizada por influência do movimento feminista brasileiro, que estava em crescimento.

Outra conquista importante na época foi o sufrágio universal feminino, decretado também em 1932.

Por que o Dia das Mães é no segundo domingo de maio? A data surgiu nos Estados Unidos

. A ideia de instituí-la veio de Anna Jarvis, filha da ativista Ann Jarvis, e foi oficializada em 1914.

O contexto é o de que a mãe ativista dedicou boa parte de sua vida ao trabalho social, principalmente a disseminar técnicas de higiene e saneamento para evitar a mortalidade infantil.

Antes de morrer, idealizou também o Mother’s Friendship Day (“Dia das Mães pela Amizade’) que visava unir as famílias que tinham lutado nos dois lados da Guerra de Secessão e impulsionar a comunidade local.

Ann morreu no dia 9 de maio de 1905 e, como forma de homenageá-la, Anna escolheu o segundo domingo de maio para ser a data em que o Dia das Mães seria comemorado.

Assim, a data da celebração sempre estaria próxima à da morte de sua mãe.

Curiosamente, a forma como a data foi instituída desagradou completamente Anna Jarvis.

De acordo com informações da BBC, ela afirmava que o propósito inicial era reconhecer e valorizar o trabalho das mães, mas acabou tomado por interesses comerciais.

No Brasil, não há um consenso sobre a origem exata, ainda que estudos apontem que a data já era comemorada de forma extraoficial desde a década de 1910, principalmente em igrejas.

Apesar de ter sido criada na década de 1930, foi consolidada no país durante o regime militar, de 1964 a 1985.

A razão para isso está no fato de que se copiava muita coisa dos Estados Unidos dessa época, somada a uma valorização do perfil da mulher dedicada aos filhos.

todo modo, o decreto afirma em seu Artigo 1º: “O segundo domingo de maio é consagrado às mães, em comemoração aos sentimentos e virtudes que o amor materno concorre para despertar e desenvolver no coração humano, contribuindo para seu aperfeiçoamento no sentido da bondade e da solidariedade humana”.

Antonio Luciano Teixeira