BRASIL

Defesa Civil de SP atua na prevenção de queimadas e alerta para riscos de incêndio

Meteorologista afirma que bloqueio atmosférico deve dificultar entrada de massas de ar frio

A Defesa Civil de São Paulo alerta que as projeções meteorológicas para o estado podem favorecer a ocorrência de incêndios florestais nos próximos meses. Entre as características do clima que devem contribuir para as chamas, estão as ondas de calor e a baixa umidade relativa do ar. O cenário é diferente do ano passado, quando a maior incidência de chuvas contribuiu para uma baixa ocorrência de incêndios.

“No ano passado, o que a gente tinha era uma atmosfera que estava respondendo de uma forma melhor ao período de seca e estiagem. Houve maior ocorrência de chuvas do que esperado. Já neste ano, estamos passando pelo El Niño. Por mais que ele esteja enfraquecido, ainda sofremos as consequências dele. As projeções mostram temperaturas acima do que é normalmente esperado para os meses de maio, junho e julho”, explica Vitor Takao Suganuma, meteorologista da Defesa Civil.

Para prevenir e combater os incêndios florestais, o governo paulista realiza a operação São Paulo Sem Fogo. Neste momento, as ações estão na fase amarela, de intensificação do trabalho preventivo e de preparação para enfrentar queimadas.

A próxima etapa é a vermelha, na qual ações de combate ao fogo e de fiscalização repressiva são priorizadas e as estratégias de comunicação e campanhas ganham reforço. Essa fase ocorre entre os meses de junho e outubro, período de estiagem e maior incidência de incêndios.

Fonte : saopaulo.sp.gov.br  Mais Defesa Civil