OESTE PAULISTA

Tupi Paulista – Tempos de hipocrisia

Estamos vivendo um tempo diferente, um tempo de inversão de valores de polarizações em diversas áreas da vida cotidiana.

Com tudo isso descobrimos que na verdade estamos vivendo em tempos de hipocrisia.

Nossa pesquisa buscou ajuda com a Equipe da Enciclopédia Significados (www.significados.com.br) e outros endereços para tentar entender o que é hipocrisia.

Descobrimos que hipocrisia significa fingimento, falsidade; fingir sentimentos, crenças, virtudes, que na realidade não possui.

Hipocrisia deriva do latim e do grego e significava a representação no teatro, dos atores que usavam máscaras, de acordo com o papel que representavam em uma peça.

O hipócrita é alguém que oculta a realidade através de uma máscara de aparência. Mais tarde é que passou a designar as pessoas que representam, e que fingem comportamentos.

A hipocrisia também é usada num duplo sentido, quando alguém acredita que cabe um grupo de normas morais a um grupo, e para outro grupo, caberiam outras normas morais.

Um hipócrita muitas vezes finge possuir boas qualidades para ocultar os seus defeitos, e por isso é também conhecido como uma pessoa dissimulada.

Na religião há vários exemplos de hipocrisia, no Novo Testamento, onde os hipócritas são lembrados em muitas passagens bíblicas.

No mundo da música, os artistas brasileiros: Lulu Santos descreve a hipocrisia em “Tempos Modernos” como um muro “que insiste em nos rodear”.

Ainda a respeito à hipocrisia, Cazuza afirmou: “O que mais odeio é gente complicada e preconceituosa, hipocrisia e ser acordado.

Nenhuma outra coisa consegue ser pior do que isso”.

No dicionário, hipocrisia é definida como a ação ou atitude de fingir um sentimento, virtude, qualidade ou crença que não se possui, uma atitude contrária ao que se acredita ou prega.

É uma palavra que pode ser usada para descrever a ação de enganar ou ludibriar os outros, muitas vezes de forma intencional.

O termo foi adotado pelos romanos e posteriormente pelos cristãos, que o usavam para descrever pessoas que se apresentavam como devotas ou piedosas, mas que na verdade eram hipócritas.

A palavra apareceu pela primeira vez em inglês em 1553, no livro “The Comedie of Acolastus”, de Alexander Nowell. Hipocrisia pode ser substituída ou pode ser oposta a diversas outras palavras.

Alguns sinônimos de hipocrisia: falsidade, dissimulação, fingimento, enganação, artifício, simulacro, simulado, farsa, fraude, mentira, impostura, entre outras.

Ao contrário da hipocrisia, a sinceridade é um antônimo direto, pois implica dizer a verdade e ser honesto em todas as circunstâncias. Assim também são as ideias relacinadas a transparência, honestidade e coerência.

Outros antônimos incluem: autenticidade, transparência, honestidade, integridade, franqueza, veracidade, fidelidade, lealdade, coerência, consistência, confiabilidade, verdade, autenticidade, fidelidade e sinceridade.

Exemplos de uso da palavra e frases famosas

Alguns exemplos de emprego da palavra:

• Ela era sempre muito simpática comigo, mas descobri que era hipócrita quando a ouvi falando mal de mim pelas costas.

• O político fazia discursos sobre honestidade e ética, mas na verdade era um grande hipócrita, envolvido em diversos escândalos de corrupção.

• Ele se apresentava como um religioso fervoroso, mas na verdade era um hipócrita, que roubava e mentia para os outros.

Como dizem na televisão, “qualquer semelhança não passa de mera coincidência”. Sigamos nossa vida mesmo nestes tempos de hipocrisia disfarçada.

Antonio Luciano Teixeira