OESTE PAULISTA

Tupi Paulista – Vereador, ponto de referência dos anseios populares

Dia 1º de outubro é o Dia do Vereador. A data homenageia o cargo político do representante de uma cidade ou município, que está encarregado de funções legislativas, dentro da chamada Câmara dos Vereadores.

O Dia do Vereador foi instituído através da Lei Federal nº 7.212, de 20 de julho de 1984.

O Decreto de Lei definiu o dia 1º de outubro como Dia do Vereador, porque foi nesta data que o ex – imperador do Brasil D. Pedro I oficializou as normas que definem o cargo de vereador no país.

As primeiras leis que serviram para reger os cargos de vereadores no Brasil foram instituídas na Constituição de 1824, por D. Pedro I, sendo oficializada pela Lei de 1º de outubro de 1828.

Até meados da década de 1960, o cargo de vereador no Brasil não era remunerado.

A Constituição de 1988 estabeleceu uma eleição direta e simultânea em todo o país para eleger novos vereadores, em cada cidade ou município brasileiro, a cada 4 anos.

É um dever do eleitor maior de 18 anos elegerem os vereadores que forem candidatos em suas respectivas regiões eleitorais.

O vereador precisa honrar sua gestão com entrega e doação, pois a causa é nobre e a sociedade merece ter a reciprocidade da confiança depositada. A resposta que cada Vereador pode – e deve dar – é o trabalho, a dedicação e a intervenção sistemática junto aos órgãos competentes, no sentido de que as suas ações possam resultar na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, para o bem de toda a coletividade. “Ser Vereador, é ter consciência das necessidades do povo que lhe conferiu a missão de bem representá-lo”.

 

Mas, existem também os vereadores que mesmo com experiências de mais de um mandato, sentem no direito de imporem suas próprias vontades, tomando posições impopulares, sem objetividade, traindo a confiança que lhes são depositadas nas urnas. Daí a necessidade de bem escolher o representante do povo na hora de compor o Poder Legislativo, é muito comum o eleitor pensar somente nos cargos majoritários (prefeito e vice) e se esquecerem por completo dos vereadores, sendo que é esse Poder que vai discutir e decidir a vida de toda uma comunidade.

As vezes a população comenta que os vereadores não os representa a altura, porem foram escolhidos pelo voto por essa mesma população.

Na ultima eleição em 2020 segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), foram eleitos 58.208 vereadores em todo o Brasil.

“Parabéns a todos os vereadores que cumprem o seu papel de fiscalizadores e representantes do povo, comprometidos com o município, sendo o elo entre a população e os poderes municipais constituídos”.
Muitas bênçãos na vida dos homens e mulheres que representam os interesses de uma cidade inteira.

Antonio Luciano Teixeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *