Tupi Paulista – “No trânsito, escolha a vida”
Semana Nacional de Trânsito-2023
“De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), em seu artigo 1º, inciso 1º “considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga”.
” O Dia Nacional do Trânsito foi instituído para ocorrer em 25 de setembro. Essa data faz referência à regulamentação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ocorrida em 23 de setembro de 1997 pelo então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, sendo promulgado e aprovado dois dias depois.
” A Semana Nacional do Trânsito é comemorada todos os anos entre os dias 18 e 25 de setembro, conforme disposto no CTB. Em todos os meses do ano, mas de forma concentrada neste mês, os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito empenham-se em suas atividades de educação, fiscalização e engenharia para, de forma conjunta, trabalhar na construção de vias e espaços mais seguros e sustentáveis ambientalmente.
No mesmo período, é comemorada a Semana Nacional da Mobilidade, que celebra o Dia Mundial sem Carro (22 de setembro).
O objetivo da Semana é promover a reflexão sobre a forma como nos deslocamos nas cidades e os enormes problemas que o uso excessivo dos veículos pode causar ao meio ambiente e ao bem-estar da sociedade.
Com o tema, No trânsito, escolha a vida, a mensagem para as Campanhas Educativas de Trânsito deste ano direciona as atividades da SNT para a mobilização da sociedade em busca de uma cultura de segurança no trânsito mais sólida e consistente.
O cuidado com os mais vulneráveis, o acalmamento do tráfego, a acessibilidade e sustentabilidade são as ideias centrais associadas tanto à Semana da Mobilidade quanto à Semana Nacional de Trânsito, direcionando as campanhas educativas durante este período. (Fonte: Ministério dos Transportes) Não corra riscos desnecessários. No trânsito, somos muito vulneráveis.
O próprio CTB (Código de Trânsito Brasileiro) estabelece uma hierarquia de respeito dos condutores em relação aos mais frágeis. Pela ordem, pedestres são os mais vulneráveis, seguidos dos ciclistas, motociclistas, dos condutores de veículos de pequeno porte e, assim por diante.
Todos nós crescemos dentro da cultura da velocidade, mas vamos aprender a dosá-la. Não acelere como se não houvesse amanhã. Como tudo na vida, saber dosar é o segredo para tudo dar certo e ficar longe de problemas.
Se você respeitar os limites de velocidade, estará conectado com tudo o que acontece e mais atento para evitar imprevistos. Vamos refletir sobre nosso comportamento quando assumimos o volante ou o guidão e saímos para ir ao trabalho ou mesmo para um passeio ou uma viagem.
O nosso papel na sociedade é de educar e conscientizar os cidadãos e futuros condutores para no trânsito, sempre escolher a vida.
Antonio Luciano Teixeira