OESTE PAULISTA

Tupi Paulista – Dia dos Pais

Celebrar a importância do papel paterno na vida familiar é algo que ocorre há mais de quatro mil anos.

O jovem Elmesu, na antiga Babilônia, esculpiu em argila o que seria considerado o primeiro cartão de Dia dos Pais. Os desejos de vida longa e saúde para os pais perpetuaram-se por diversas civilizações, a princípio de maneira informal”.

A história mais conhecida e que resultou na criação do Dia dos Pais nos Estados Unidos tem origem no desejo de uma filha de homenagear a figura paterna. William Jackson Smart foi um agricultor e veterano de guerra norte-americano que criou seus seis filhos, entre eles um recém-nascido, após o falecimento de sua esposa durante o parto.

Em 1909, em Washington, sua filha Sonora Louise Smart Dodd ouviu um sermão para o Dia das Mães e teve a ideia de celebrar o que seria um dia dedicado aos pais.

Com o passar dos anos a comemoração norte-americana ganhou proporção e, em 1924, o então presidente Calvin Coolidge tornou nacional a ideia de Sonora. Somente em 1966, no entanto, houve a proclamação oficial que determinou o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais (Father’s Day) nos Estados Unidos.

Já o feriado nacional foi oficializado por Richard Nixon no ano de 1972. Dia dos Pais chegou ao Brasil e é celebrado sempre no segundo domingo de agosto.

A ideia da comemoração surgiu de uma ação do publicitário Sylvio Bhering, em 1953. O objetivo era estimular o comércio no segundo semestre, já que o Dia das Mães movimentava a economia no primeiro semestre e o Natal no fim do ano.

Sylvio Bhering era diretor do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, e marcou em seu calendário de comemorações o dia 16 de agosto como o Dia do Papai. A data foi escolhida para coincidir com o Dia de São Joaquim, pai de Maria e avô de Jesus Cristo.

A celebração espalhou-se pelo resto do Brasil até que se decidiu por oficializar o Dia dos Pais no segundo domingo de agosto, assim como acontece no Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio.

O Dia dos Pais é muito lucrativo no Brasil, assim como outras datas comemorativas. O segundo domingo de agosto é a quarta comemoração mais lucrativa para os lojistas, atrás do Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados.

Esta é uma data também de recordação, este Dia dos Pais é diferente, é também marcado pela ausência, por aquele vazio de quem se foi cedo demais. Gostaria que meu pai estivesse aqui para lhe confessar todo amor que sinto por ele! Perder um pai é também perder o rumo à felicidade e alegria na vida.

Mas não podemos deixar passar este dia sem lhe fazer a devida homenagem. Papai, esteja onde estiver, eu quero que saiba que o amo acima de qualquer coisa ou pessoa e também que o considero o melhor pai do mundo. Até um dia e descanse em paz.

Ser pai não é só gerar vida, mas cuidar, proteger e acima de tudo amar muito. Feliz Dia dos Pais!

Antonio Luciano Teixeira

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com