Divulgação/Santa Casa
OESTE PAULISTA

Presidente Prudente – Santa Casa realiza primeira captação de múltiplos órgãos de 2024

Na noite de segunda-feira, a Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente realizou a primeira captação de múltiplos órgãos do ano, incluindo o coração. O doador foi um paciente de 47 anos, residente na cidade, vítima de um AVC (acidente vascular cerebral) hemorrágico. Após a decisão da família em optar pela doação dos órgãos, uma força-tarefa envolvendo mais de 50 pessoas foi montada para viabilizar a captação. O delicado processo demandou uma logística precisa e ágil.
Para garantir que órgãos tão vitais quanto o coração e o fígado fossem captados e transportados adequadamente, equipes do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo foram acionadas. Um avião fretado foi utilizado para o transporte, pois o tempo é um fator crucial nesses casos. “A partir do momento em que o coração é retirado, o cronômetro é acionado e as equipes têm até quatro horas para garantir que o órgão esteja pulsando no corpo do receptor”, explica a instituição.
O deslocamento contou com o apoio de ambulâncias da Santa Casa e do Same (Serviço de Atendimento Móvel de Emergência), garantindo que a operação transcorresse de forma rápida e segura.
Além do coração e do fígado, outros órgãos, como rins, córneas e ossos, foram captados e encaminhados para o Hospital das Clínicas de Marília.
Em 2023, foram realizadas sete captações de múltiplos órgãos, incluindo um coração. Este ano, esta é a primeira captação de múltiplos órgãos e também a primeira vez que um coração foi doado.

Fonte: O Imparcial de Prudente