Adamantina está entre as quatro melhores cidades do Brasil para longevidade
Adamantina está entre as quatro melhores cidades médias para longevidade do Brasil, conforme o Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL). O assunto foi destaque na edição de ontem (26), do Jornal Nacional. Do estado de São Paulo, somente o município figura entre as cinco melhores cidades médias do relatório.
De acordo com o relatório do IDL, na categoria cidade médias foram avaliados 674 municípios com o número de habitantes entre 34.850 a 99.999. Em 2020, o município ficou em primeiro lugar e agora está entre as cinco melhores em uma nova categoria.
Essa categoria foi criada para a nova divulgação do índice, mas tanto Adamantina como os demais municípios já haviam participado das edições anteriores do IDL.
Contudo, de acordo com o relatório, até o ano de 2020, menos de mil cidades eram avaliadas e o que significava que pequenas cidades ficavam de fora.
Os dados usados para a edição de 2023 são: o PIB per capita, divulgado pelo IBGE, tem como data de referência o ano de 2020.
Foram usados ainda 9 indicadores do DATASUS com data de referência de 2021. Todos os demais são do ano passado, com dados disponíveis no fim do primeiro semestre de 2023.
O índice avaliou e pontuou como os melhores resultados de Adamantina os que fazem referência a saúde.
Adamantina apresenta altos números de leitos hospitalares (16º maior), profissionais com nível superior (10º maior), procedimentos hospitalares (13º maior) e estabelecimentos de saúde (37º maior) e na econômica, a população idosa do município é a maior na categoria.
O IDL é apresentado pela terceira vez pelo Instituto de Longevidade com base em dados públicos que vão refletir as peculiaridades de municípios que impactam e interessam o público-alvo do estudo, que são pessoas acima de 60 anos. Os dados são atualizados de forma constante desde 2017.
“Mais uma vez, figuramos entre as melhores cidades do Brasil, o que é motivo de satisfação, pois temos desenvolvido diversas ações municipais. Para os idosos, temos o Conselho da Pessoa Idosa que tem sido extremamente atuante, ações sob o comando da secretária Andréia e equipe, promovendo atividades e cuidando do público na faixa etária”, afirma o prefeito Márcio Cardim.
Fonte: impactonoticias