OESTE PAULISTA

Tupi Paulista – A vida é melhor com amigos

Quando é o Dia do Amigo e por que existem tantas datas?
A verdadeira amizade, não tem hora, não tem prazo de término, nem dia para praticá-la. As verdadeiras amizades são um simples sentimento, que, quando verdadeiramente verdadeiras, tornam-se únicas.
São pelo menos 3 datas existentes, 18 de abril, 20 de julho e 30 de julho. Cada uma tem um motivo, e todas são válidas!
Cada país tem a sua data principal, que gera mais declarações de amizade
A primeira data do ano para o Dia do Amigo é 18 de abril, definido como o Dia Nacional do Amigo, apesar de não ser uma data oficial.
Alguns meses depois, temos a data mais popular aqui no Brasil, 20 de julho. Esse Dia do Amigo inclusive já entrou para o calendário de alguns estados, como o Rio de Janeiro, e cidades, como Belo Horizonte – MG.
Por último, e já que essa celebração varia de país para país, a ONU resolveu oficializar o Dia Internacional da Amizade como 30 de julho, valorizando a importância da amizade na vida das pessoas de todo o mundo.
Portanto, a data mais comemorada em nosso país é 20 de julho. Então, sim, podemos considerar esse o Dia do Amigo no Brasil.
O ato de comemorar nesse dia surgiu por uma iniciativa dos nossos hermanos, sendo instituído primeiro em Buenos Aires.
A iniciativa partiu do argentino Enrique Ernesto Febbraro, inspirado pela chegada do homem à Lua, em 20 de julho de 1969.
O motivo da escolha foi o simbolismo da data, para mostrar que juntas as pessoas eram capazes de superar desafios e também uma oportunidade de se fazer amigos em outra parte do universo.
Assim, esse Dia do Amigo foi celebrado pela primeira vez em 1970, sendo oficializado pelo governo argentino em 1979, depois que a data se popularizou no país.
De lá ela se espalhou para outros países e, no Brasil, ganhou força a partir dos anos 1990.
Coisa pra se guardar (no lado esquerdo do peito), com tantas datas o importante é ser feliz e celebrar a amizade sempre que desejar. Afinal, a vida é melhor com amigos.
A amizade é assim, é sentir o carinho, é ouvir o chamado, é saber o momento de ficar calado, amizade é somar alegrias, dividir tristezas. É respeitar o espaço, silenciar o segredo.
É a certeza da mão estendida..
A cumplicidade que não se explica, apenas se vive.
Como gosto de ilustrar com conteúdo musical, a “Canção da América”, composta por Milton Nascimento e Fernando Brant (1980), é considerada um hino à amizade. “Difícil quem não conheça a canção, que traduz em versos aquele que é um dos mais belos sentimentos”.
Antonio Luciano Teixeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *