Prefeitos e vereadores da região cobram mais recursos do Estado
Representantes dos municípios que integram a Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema) — organizaram um manifesto e mobilização para cobrar mais investimentos e agilidade na liberação de verbas pelo Governo do Estado de São Paulo. A ação ocorre devido ao aperto financeiro enfrentado pelas prefeituras, que têm dificuldades para fechar as contas e realizar investimentos essenciais em áreas como saúde, educação e infraestrutura.
Motivação dos gestores
O presidente da Unipontal e prefeito de Euclides da Cunha Paulista, Nenê Lopes, afirmou que a iniciativa surgiu a partir da insatisfação de vários prefeitos com a baixa arrecadação municipal e a dependência de repasses estaduais e federais para manter serviços públicos. Ele destaca que os municípios da região precisam de mais apoio financeiro e menos burocracia na liberação das verbas já pactuadas.
Foi agendada uma reunião na Câmara Municipal de Anhumas para tratar do tema e envolver deputados estaduais, federais e lideranças regionais. O principal objetivo é definir uma estratégia conjunta para levar as demandas diretamente ao governador do Estado, buscando uma data para o encontro ainda em janeiro.
Resposta do Governo do Estado
Por meio de nota, o governo informou que, desde o início da atual gestão, já firmou mais de 130 convênios com os municípios da Unipontal, liberando cerca de R$ 130 milhões para investimentos, além de parcerias anteriores. Segundo o Estado, isso demonstra “apoio aos municípios de todas as regiões paulistas”.
Essa cobrança regional vem num momento em que muitos municípios brasileiros enfrentam pressões fiscais e dependência de repasses para serviços básicos. Em São Paulo, por exemplo, os municípios contam com muitas dessas transferências para equilibrar as contas e cumprir obrigações constitucionais.
De: Unipontal | Da Assessoria



