Primeira-dama Cristiane Freitas reúne primeiras-damas municipais do nono ciclo do Caminho da Capacitação
Encontro destacou a parceria entre Estado e municípios, promovendo a troca de experiências e resultados do programa na região de Presidente Prudente
A primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas, reuniu nesta terça-feira (11), no Palácio dos Bandeirantes, as primeiras-damas de quatro dos 12 municípios participantes do nono ciclo do programa Caminho da Capacitação. Todos os municípios atendidos na etapa foram convidados para a reunião, que marcou o encerramento das atividades na região de Presidente Prudente, reforçando o diálogo entre o Governo de São Paulo e as lideranças municipais no fortalecimento das ações de desenvolvimento social e geração de oportunidades.
Participaram da agenda as primeiras-damas Adelisa Tiveron, de Adamantina; Marta Viviane, de Inúbia Paulista; Fernanda Escalinate, de Junqueirópolis; Raquel de Cássia, de Pacaembu; e Naira Monteiro, de Tupi Paulista. Durante o encontro, foram compartilhadas experiências e resultados alcançados, evidenciando o impacto positivo do programa na geração de oportunidades e na qualificação profissional da população.
“Nosso objetivo é garantir que o programa realmente transforme realidades. Quando ouvimos as primeiras-damas, que abraçam esse projeto junto aos fundos sociais municipais, conseguimos compreender melhor as demandas de quem está na ponta. Dessa forma, conseguimos oferecer capacitações que geram oportunidades reais”, afirmou Cristiane Freitas.
Sobre o programa
Criado pelo Fundo Social de São Paulo, o Caminho da Capacitação oferece cursos gratuitos de qualificação profissional em diversas regiões do Estado, por meio de carretas itinerantes adaptadas como salas de aula.
No nono ciclo, a iniciativa beneficiou 12 municípios da região de Presidente Prudente, formando 486 alunos em áreas com alta demanda por mão de obra qualificada. Desde o lançamento, em maio de 2024, o programa já chegou a mais de 100 municípios e certificou mais de 6 mil participantes.
O Caminho da Capacitação integra o SuperAção SP, programa do Governo do Estado de São Paulo que tem como meta promover autonomia, gerar renda e ampliar oportunidades, contribuindo para retirar mais de 100 mil famílias da linha da pobreza até 2026.




