Presidente Prudente – Garoto conquista ouro em olimpíada mundial de matemática
O pequeno prudentino Miguel Rosa dos Santos, de 10 anos, autista com altas habilidades e superdotação, acaba de conquistar a medalha de ouro e o troféu de primeiro lugar na GJMOC (Global Junior Math Online Competition), que é reconhecida como a olimpíada de matemática mais desafiadora do mundo.
Segundo a mãe de Miguel, Josiane Luzia Mendonça dos Santos, o feito é histórico e inédito para o Brasil. “Nunca antes um atleta brasileiro havia alcançado o ouro e a liderança no ranking mundial nessa competição”, expõe.
Ela conta que, no ano passado, apenas oito brasileiros, entre eles o próprio Miguel, conseguiram trazer a medalha de bronze para casa. “Agora, em 2025, ele eleva o nome do país a um novo patamar, quebrando barreiras e provando que talento e dedicação podem transformar sonhos em realidade”, afirma.
O “garoto prodígio” é autista, superdotado e um apaixonado pelo conhecimento. “Sua conquista não é apenas uma vitória individual, mas um símbolo de inclusão, inspiração e esperança para milhares de crianças e jovens que sonham em ver seu potencial reconhecido. Um capítulo que ficará marcado na história da educação e da ciência brasileira”, ressalta a mãe.
Trajetória do menino
Miguel foi diagnosticado com autismo aos sete anos de idade e AH/SD (altas habilidades/superdotação) aos oito anos. A família mudou-se de Mirante do Paranapanema para Prudente por causa dele. A mudança possibilitou aproveitar a liberação da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista) para Miguel assistir aulas na graduação e pós-graduação em Física, como ouvinte. Boa parte do seu tempo é dedicado para estudar física quântica, nanotecnologia e engenharia.
Aos sete anos, Miguel ganhou prêmio do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) como uma das 10 crianças brasileiras prodígios em ciência, engenheira e tecnologia. Ganhou mentoria do ITA, na qual foi estimulado a participar de olimpíadas, aos oito anos.
Começou e não parou, sempre acompanhado pela mãe, que sabe estabilizá-lo quando fica desregulado. Mais recentemente, Miguel esteve em Singapura e nos Estados Unidos, na Universidade Columbia, ganhando medalhas e menção honrosa.
Neste ano, também esteve no programa Domingão com Huck, na Rede Globo. Participou do quadro Pequenos Gênios. Atualmente, Miguel estuda no Sesi (Serviço Social da Indústria) Furquim.
Creditos : O Imparcial de Prudente