Brasil quebra recorde mundial e entra para o Guinness com maior aferição de pressão arterial simultânea
Por meio da Campanha “É de Coração”, a empresa, em parceria com a Omron Healthcare Brasil, realizou a ação em diversas cidades pelo país, mobilizando centenas de brasileiros e marcando um feito histórico no combate à hipertensão
EMS quebra recorde mundial e entra para o Guinness com maior aferição de pressão arterial realizada simultaneamente
A EMS, maior farmacêutica no Brasil, entrou oficialmente para o Guinness World Records ao promover, neste sábado (16), a maior aferição simultânea de pressão arterial já realizada no mundo. Como parte da campanha “É de Coração”, a ação, realizada com a parceria estratégica da Omron Healthcare Brasil, mobilizou 1.397 mil pessoas em cidades estratégicas e mais de 50 pontos extras de aferição, espalhados por todo o Brasil, entre farmácias, clínicas, praças e outros locais de grande circulação, levando informação, diagnóstico e prevenção a centenas de brasileiros.
O feito inédito reforça o compromisso da EMS de atuar para além dos medicamentos, promovendo ações de impacto direto na saúde da população e ampliando o acesso a iniciativas de prevenção.
Um dia para entrar para a história
Na manhã do sábado, centenas de profissionais de saúde e voluntários se mobilizaram em cidades estratégicas — caso de São Paulo (SP), Hortolândia (SP), Ribeirão Preto (SP), São José do Rio Preto (SP), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Recife (PE) e Salvador (BA), entre outras —, atendendo gratuitamente a população em praças, locais de grande circulação e mais de 50 pontos em clínicas e farmácias, ampliando significativamente o alcance da ação.
A contagem oficial, auditada pelo Guinness World Records, confirmou que a ação atingiu 1.397 aferições simultâneas em todo o país.
Impacto social e conscientização
A campanha acontece em um cenário preocupante para a saúde pública: de acordo com o Ministério da Saúde, 27,9% dos adultos brasileiros já receberam diagnóstico de hipertensão — sendo 29,3% mulheres e 26,4% homens — e mais da metade abandona o tratamento. O objetivo da iniciativa foi oferecer acesso facilitado à aferição e incentivar hábitos de monitoramento regular, prevenção e adesão ao tratamento.
“Esse recorde é simbólico, mas o impacto real é ainda maior. Em poucas horas, conseguimos levar informação, diagnóstico e prevenção a centenas de brasileiros, reforçando nosso papel de líderes não apenas em medicamentos, mas também em ações de saúde pública”, afirma Marcus Sanchez, vice-presidente da EMS.
Para o Dr. Iran Gonçalves Jr., diretor-médico da EMS, o evento salienta o compromisso da empresa com a saúde da população, muito além da venda de medicamentos: “Seguindo as “Diretrizes Brasileiras de Medidas da Pressão Arterial Dentro e Fora do Consultório”, publicada em 2023, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, aferir a pressão arterial em espaços públicos é uma triagem de oportunidade para que pessoas que não conheçam a condição de hipertensas e assim se apresentam, ou que estejam fora da meta pressórica e saibam ser hipertensas, sejam alertadas e encaminhadas para seguimento médico”.
É de Coração
Criada há mais de um ano, a campanha “É de Coração” reforça o compromisso da EMS em ampliar o acesso à informação de qualidade sobre a hipertensão e promover ações de conscientização em parceria com médicos, farmacêuticos e profissionais da saúde.
“Para a EMS, multinacional brasileira e maior laboratório farmacêutico no país, é uma honra e um orgulho imensuráveis estar presente em uma publicação mundial de tamanha relevância. Nossos valores sempre tiveram como propósito central o cuidado com as pessoas, e esta conquista na área da hipertensão reforça nossa missão, trazendo ainda mais visibilidade para a maior causa de morte no mundo. Uma publicação com a representatividade do Guinness World Records amplia globalmente a mensagem da EMS, ecoando nossa ênfase em conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre a importância da prevenção e do cuidado com a hipertensão arterial”, afirma Joaquim Alves, diretor da Unidade de Prescrição Médica da EMS.
Tecnologia a serviço da saúde
Parceira estratégica da ação, a Omron Healthcare Brasil forneceu equipamentos de alta precisão e suporte técnico para todos os pontos de aferição. A participação da empresa garantiu uniformidade no processo e confiabilidade nos resultados, reforçando a importância do monitoramento regular da pressão arterial. “Para nós, é motivo de orgulho apoiar este movimento e contribuir com tecnologia para incentivar o controle da pressão arterial em todo o país. O impacto vai além do recorde: queremos deixar um legado de conscientização e prevenção”, afirma Fernanda Villalobos Diretora Geral da Omron no Brasil.
Por : amanda.carvalho@novapr.com.br