MUNDO

Estados Unidos abre investigação comercial sobre o Brasil

O governo de Donald Trump anunciou nesta terça-feira (15/07) ter iniciado uma investigação sobre o que chamou de práticas comerciais “desleais” do Brasil.

 

Segundo um comunicado do Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês), uma agência do governo federal, serão analisadas as políticas brasileiras relativas a comércio digital e serviços de pagamento eletrônico; “tarifas preferenciais injustas”; “interferência anticorrupção”; proteção à propriedade intelectual; acesso ao mercado de etanol; e desmatamento ilegal.

 

O objetivo da investigação é analisar se essas políticas brasileiras seriam “irracionais ou discriminatórias” e se “oneram ou restringem o comércio dos EUA”.

 

O embaixador do comércio dos EUA, Jamieson Greer, disse que a investigação foi iniciada por ordem de Trump “sobre os ataques do Brasil às empresas americanas de mídia social, bem como outras práticas comerciais desleais que prejudicam empresas, trabalhadores, agricultores e inovadores tecnológicos americanos”.

 

Creditos: correiobraziliense