Alunas apresentaram coral para os convidados (Cedida/ SAP/CEPROESTE).
Oeste Paulista

Tupi Paulista – Reeducandas concluem curso técnico em administração na Penitenciária Feminina

Reeducandas da Penitenciária Feminina de Tupi Paulista recebeeram no início de julho o certificado de conclusão do curso técnico em administração, realizado na unidade prisional, ofertado pela classe descentralizada da Escola Técnica Estadual (Etec) de Dracena. Mais do que desenvolver habilidades na área de gestão, o curso contribui para o processo de ressocialização das pessoas privadas de liberdade.

 

Conforme a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) do estado de São Paulo, o curso é desenvolvido a partir de pactuação entre a SAP, a Funap e as escolas técnicas estaduais do Centro Paula Souza, que mantém parceria em projetos de educação profissional dentro do sistema prisional. O objetivo é oferecer cursos técnicos para pessoas privadas de liberdade, promovendo a qualificação profissional como ferramenta para reintegração social após o cumprimento da pena.

 

A solenidade de entrega de certificados de conclusão do curso aconteceu no último dia 2, com a presença da Juíza de Direito da 1ª Vara da Comarca de Tupi Paulista, Maiara Leite Cardoso Kravchychyn; do Diretor de Atendimento e Promoção Humana da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (FUNAP), Alexandre Rodrigues Cabrera; do Diretor da ETEC Marcio Dimas Bini Filho; do Chefe de Divisão da Penitenciária Feminina, Eduardo Morello; da Chefe do Complexo Penal de Tupi Paulista, Adriana Alkmin Pereira Domingues e dos professores.

 

Nove formandas participaram do evento. “Não aprendemos apenas as matérias aplicadas, mas também ensinamentos que levaremos para nossas vidas. Somos gratas por tudo o que nos proporcionaram”, disse a aluna oradora da turma.

De acordo com a Chefe do Complexo, esta foi mais uma oportunidade de transformação para as mulheres em cumprimento de pena. “É a nossa sétima turma a se formar em um curso que as prepara para o mercado de trabalho. Abre nova perspectiva de futuro, além de promover seu amadurecimento emocional, contribuindo para diminuição da reincidência criminal”.

 

O diretor representante da Funap, Alexandre Cabrera, parabenizou as alunas pela conquista e também destacou a dedicação da Unidade Prisional e dos professores. “Agradecemos à Etec por abrir as portas para esse projeto que tem feito diferença na vida de cada uma dessas mulheres”.

 

Ele destacou o empenho das reeducandas em concluírem o curso. “A educação é uma construção própria. Vocês se esforçaram e acreditaram que conseguem”, concluiu.

Para o diretor da Etec, Marcio Bini, são sete anos de uma sólida parceria com o estabelecimento penal. “Nossa sincera admiração a vocês alunas, que também nos ensinaram muito. Quantas habilidades desenvolveram nesse período e isso nos desperta esperança no direcionamento de novos caminhos para suas vidas”.

 

Creditos  Siga mais – informações da SAP/CEPROESTE