Divulgação da Policia Federal
Oeste Paulista

Osvaldo Cruz – PF faz operação nacional contra abuso sexual a crianças e adolescentes

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (14), a Operação Nacional Proteção Integral II, no combate aos crimes cibernéticos que violam a dignidade sexual de crianças e adolescentes. Estão sendo cumpridos, simultaneamente, 129 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão preventiva em todos os estados brasileiros, com foco na identificação e na prisão de abusadores sexuais de crianças e adolescentes.

Segundo publicou a FP, participaram desse esforço conjunto 462 policiais federais e 175 policiais civis. Durante cumprimento dos mandados de busca e apreensão, foram realizadas 44 prisões em flagrante.

 

Na ocasião do cumprimento dos mandados de busca e apreensão, foram realizadas duas prisões em flagrante na área circunscricional da PF em Marília, nas cidades de Osvaldo Cruz e Ourinhos, e um total de três mandados de busca e apreensão cumpridos.

 

A operação busca identificar e prender criminosos em todo o país que agem, principalmente, na internet com o intuito de armazenar, compartilhar, produzir e vender material de abuso sexual infantojuvenil. Além disso, a operação nacional objetiva demonstrar o engajamento e o compromisso dos diversos agentes públicos envolvidos na defesa da dignidade sexual de crianças e adolescentes vítimas.

 

O nome da operação foi escolhido porque o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal nº 8.009/1990) estabelece já em seu artigo 1º a proteção integral das crianças e dos adolescentes, bem como assegura a esses sujeitos o gozo de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana (art. 3º). Além disso, a Constituição Federal em seu art. 227, caput, estabelece que é “dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem com absoluta prioridade o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”.

 

Somente em 2025 – entre janeiro e abril – a PF, por meio dos grupos de capturas, cumpriu 612 mandados de prisão de foragidos da justiça pelo cometimento de crimes sexuais que estavam pendentes de cumprimento demonstrando o comprometimento de todas as áreas do órgão policial no combate a esses delitos.

 

A PF alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. A prevenção é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes, e, nesse aspecto, a informação salva vidas.

 

Creditos : Sigamais