Antonio Luciano Teixeira
OESTE PAULISTA

Tupi Paulista – Vinte e um de setembro é o Dia da Árvore

Um dia para conscientizar sobre a importância da proteção das florestas – A data comemorativa foi escolhida por anteceder o início da primavera no Hemisfério Sul que, dependendo do ano, pode ocorrer entre os dias 22 e 23 de setembro. Um importante símbolo para a comemoração é o ipê-amarelo – árvore escolhida junto com o pau-brasil para representar a nação brasileira.

Entre os meses de agosto e setembro é possível ver o desabrochar de suas flores, coincidindo com o Dia da Independência do Brasil.

As árvores também colaboram para garantir a qualidade e quantidade do abastecimento de água. As matas ciliares, nas margens de rios e nascentes, ajudam a evitar a erosão do solo que, quando acontece, acarreia sedimentos que comprometem a qualidade da água.

Além disso, oferecem alimento e matéria prima para as mais variadas indústrias, sendo essencial para a economia. Este é o momento oportuno para a reflexão a respeito do desmatamento e da importância da conservação dos recursos naturais.

O que são árvores – As árvores são plantas lenhosas de grande porte que, normalmente, apresentam um único tronco e ramos que formam uma copa.

Quando se observa a paisagem, espécies desse tipo são dominantes, além de serem as que possuem maior tempo de vida.

Assim como todas as plantas, as árvores possuem papel essencial na produção de oxigênio. Por meio da fotossíntese, vegetais, algas e algumas bactérias são capazes de transformar a energia luminosa em energia química e fixar o carbono em compostos orgânicos. Durante esse processo, oxigênio é liberado para o meio.

Importância das árvores na ecológica e econômica – Além da fotossíntese, as árvores exercem diversos outros papéis ecológicos. As espécies arbóreas, por exemplo, evitam a erosão e melhoram a umidade relativa do ar por intermédio da evapotranspiração. Também servem de moradia para várias espécies de animais, além de fornecer alimento para uma grande quantidade de organismos vivos, inclusive o homem.

Os benefícios não acabam por aí, pois as árvores também ajudam a diminuir a temperatura do ambiente e fornecem sombra para os nossos momentos de descanso e de outros animais. Além disso, são responsáveis por um toque de beleza nas paisagens naturais e até mesmo nas cidades.

É por meio desse tipo de vegetal que conseguimos madeira para a construção de móveis e de casas e também adquirimos a celulose, que apresenta papel fundamental na fabricação de papel. Também existem espécies que apresentam compostos que podem ser usados na indústria farmacêutica para a produção de medicamentos.

As árvores servem de moradia para várias espécies de animais.

Por isso, é fundamental que as árvores sejam preservadas e que campanhas de reflorestamento e educação ambiental sejam incentivadas.

Proteger o meio ambiente é papel de toda a sociedade e é fundamental que cada um faça sua parte para que as próximas gerações consigam viver em um planeta tão bonito quanto temos hoje.

Particularmente neste ano de 2024, estamos vivendo uma incidência de queimadas nuca vista no país, no início de setembro de 2024 conforme a Agencia Brasil de Notícias (www. agenciabrasil.ebc.com.br), soubemos que o Brasil concentrou 71,9% de todas as queimadas registradas na América do Sul.

De acordo com dados do sistema BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Considerando o acumulado do ano, até a data de ontem (13/09/2024), o Brasil registrou 180.137 focos em 2024. O número é 108% maior em relação ao mesmo período de 2023, quando foram anotados 86.256 focos entre janeiro e 13 de setembro.

Um pouco da história – O Decreto nº 55.795, de 24 de fevereiro de 1965. Instituiu em todo território nacional, a Festa Anual das Árvores.

De acordo com o Art. 2º “A Festa Anual das Árvores tem por objetivo difundir ensinamentos sobre a conservação das florestas e estimular a prática de tais ensinamentos, bem como divulgar a importância das árvores no progresso da Pátria e no bem-estar dos cidadãos”.

Curiosidades – Cada região do país possui uma árvore símbolo diferente. Observe: Norte – castanheira; Nordeste – carnaúba; Centro-Oeste – ipê amarelo; Sudeste – pau-brasil e Sul – araucária.

Ah! No dia 21 de março, comemora-se o Dia Mundial da Árvore e da Floresta.

Antonio Luciano Teixeira