Nova Guataporanga – Primeira morte por suspeita de dengue no Estado em 2026
Primeira morte por suspeita de dengue no Estado em 2026. Trata-se de um homem de 53 anos. A informação é da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo.
A cidade, localizada no Departamento Regional de Saúde de Presidente Prudente, tem dois casos da doença confirmados, segundo o painel de arboviroses da pasta. Os dados na plataforma foram atualizados no sábado. Na mesma época, em 2025, havia um caso investigado no local.
Em uma rede social da Secretaria da Saúde de Nova Guataporanga, há alertas sobre a circulação do vírus. As primeiras ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, que também transmite zika e chikungunya, foram realizadas nos dias 5 e 6 de janeiro.
Em nota, a Secretaria da Saúde afirma que, desde o início da atual gestão, o governo de São Paulo tem investido e adotado medidas para controle e monitoramento contínuo do cenário da dengue e outras arboviroses. Em 2024 e 2025, o Estado repassou cerca de R$ 1,3 bilhão para as 645 cidades paulistas utilizarem no combate às arboviroses e fortalecimento da atenção básica, por meio do programa IGM SUS Paulista.
Em parceria com os municípios paulistas, a secretaria realiza capacitações para profissionais de saúde, com o intuito de reduzir a incidência e mortalidade das doenças e coordenar a resposta estadual de forma integrada entre todos os níveis de atenção à saúde.
Credito : O Imparcial de Prudente



