Luciano Teixeira
Oeste Paulista

Tupi Paulista – Dia de Ação de Graças

O ano acabando, as festas se aproximando, e eis que chega o Dia de Ação de Graças, conhecido em inglês como Thanksgiving Day, é um feriado celebrado sobretudo nos Estados Unidos, no Canadá e nas ilhas do Caribe, observado como um dia de gratidão a Deus, com orações e festas, pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano. Dependendo do ano, pode celebrar-se entre 22 e 28 de novembro.

Primeiramente, o dia de Ação de Graças era comemorado na quarta quinta-feira do mês de novembro, na região da Nova Inglaterra, sob a forma de festivais cristãos em agradecimento pelas boas colheitas realizadas no ano. Por esta razão, o Dia de Ação de Graças é comemorado no outono (do hemisfério norte), após a colheita ter sido recolhida.

O primeiro deles foi celebrado em Plymouth, Massachusetts, pelos colonos que fundaram a vila, em 1620. No ano seguinte, depois de más colheitas e inverno rigoroso, os colonos tiveram uma boa colheita de milho no verão de 1621. Por ordem do governador da vila, em homenagem ao progresso desta safra em anos anteriores, a festa foi marcada no início do outono de 1621. Homens de Plymouth mataram patos e perus. Outros alimentos que faziam parte do cardápio foram peixes e milho. Cerca de noventa índios teriam participado do festival. Todos comeram ao ar livre em grandes mesas.

 

A celebração chegou no Brasil, o então presidente Gaspar Dutra instituiu o Dia Nacional de Ação de Graças, através da lei 781, de 17 de agosto de 1949, por sugestão do embaixador Joaquim Nabuco, entusiasmado com as comemorações que vira em 1909, na Catedral de São Patrício, quando embaixador em Washington. Em 1966, a lei 5110 estabeleceu que a comemoração se daria na quarta quinta-feira de novembro.

O Dia de Ação de Graças é comemorado entre muitas famílias de origem americana e por algumas outras denominações, como a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Evangélica Luterana do Brasil, a Igreja Presbiteriana, a Igreja Batista, a Igreja Metodista e universidades confessionais metodistas, a Igreja do Evangelho Quadrangular e a Igreja do Nazareno. A data também é lembrada pela Igreja Católica e por escolas de língua inglesa.

É um dia para expressar gratidão pelas conquistas e bênçãos do ano, seja a Deus, às pessoas ou à pátria.

A celebração no Brasil não é um feriado e não tem a mesma dimensão que nos EUA, mas motiva as pessoas a refletirem e a demonstrarem gratidão pelo que têm. Podendo envolver momentos de oração, reflexão e demonstração de carinho e agradecimento a pessoas importantes na vida de cada um.

 

Como explica alguns sites católicos Ação de graças é diária: É importante ressaltar que, para a Igreja Católica, a ação de graças é uma atitude que deve ser praticada diariamente, especialmente durante a Santa Missa e após a Comunhão.

Quem foi o embaixador que trouxe a ideia? – Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo foi um político, diplomata, historiador, jurista, orador e jornalista brasileiro formado pela Faculdade de Direito do Recife. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Na data de seu nascimento, 19 de agosto, comemora-se o Dia Nacional do Historiador.

Em 1909, na Catedral de São Patrício, ao final da primeira Missa Pan-Americana, que celebrava o “Dia de Ação de Graças”, o Embaixador brasileiro formulou publicamente o seguinte voto: “Eu quisera que toda a humanidade se unisse, no mesmo dia, para um agradecimento universal a Deus”.

 

brasileiro soube expressar em sua ideia todo o conhecimento que tinha sobre a população de seu país, baseado em seu passado histórico, firmando sempre, desde as origens, nas tradições cristãs do respeito à liberdade e aos direitos humanos, na proibição constitucional das guerras, na busca de solução dos conflitos sem derramamento de sangue, enfim, um país voltado para a paz.

“Em tudo dai graças” é um versículo bíblico (1 Tessalonicenses 5:18) que significa ser grato a Deus em todas as circunstâncias, não por causa delas. É importante entender que ser grato em todas as circunstâncias não significa ignorar ou reprimir as dificuldades e emoções negativas. É uma forma de enxergar a situação com uma perspectiva diferente, encontrando esperança e força.

 

Antonio Luciano TeixeiraA