Busca por transplante de barba e sobrancelhas cresce no mundo
Em pesquisa recente, a Sociedade Internacional de Cirurgia de Restauração Capilar (ISHRS) destacou o crescimento dos procedimentos de implante de cabelos externos ao couro cabeludo, como os transplantes de barbas e sobrancelhas. O estudo indica que essas técnicas representaram 18% dos atendimentos em 2024, o que corresponde a 5 % a mais do que em 2021.
No caso das mulheres, a tendência cresceu 17% no mesmo período. Estes aumentos indicam mudanças culturais e comportamentais, além de refletirem o avanço das técnicas disponíveis.
Para o cirurgião de transplante capilar, Dr. Rafaël Cerávolo, a técnica Follicular Unit Extraction (FUE) oferece segurança e resultados satisfatórios. “O procedimento não deixa cicatriz linear, pois os folículos são extraídos individualmente.
É uma técnica minimamente invasiva, com recuperação rápida e menor risco de complicações.
Além disso, permite controle total sobre a direção dos fios e melhor aproveitamento da área doadora, provocando menos dor e desconforto, já que dispensa cortes grandes e pontos”, conclui o médico.
O transplante de sobrancelhas e barba é indicado para pessoas que têm falhas naturais nas regiões, dificuldade de crescimento ou formato irregular dos pelos.
O procedimento também facilita o tratamento de queimaduras e acidentes ou ainda pacientes que perdem os pelos por doenças ou o uso de medicamentos.
“Esse tipo de método combina dois pontos essenciais: melhora a aparência, atendendo a um desejo estético, e ao mesmo tempo funciona como reparador para casos em que houve perda de pelos”, conclui.
crislaine@optimanetwork.com.br