Tupi Paulista – Curiosidades sobre a casa da Mãe
Um dia, estive ou estarei por lá, vamos falar da visita a sede do Santuário Nacional de Aparecida, maior templo católico do País, local de agradecimento e louvor, que recebe aproximadamente 12 milhões de turistas por ano.
O Santuário de Aparecida possui várias curiosidades, como abrigar um fragmento da Cruz de Cristo e ter um acervo de arte que funciona como uma “bíblia dos pobres” através de painéis e mosaicos. A basílica, uma das maiores do mundo, tem uma infraestrutura de apoio aos peregrinos com lojas, praça de alimentação, sanitários e estacionamento para milhares de ônibus e carros. A imagem de Nossa Senhora Aparecida, já quebrada e restaurada, é um símbolo de fé para milhões de brasileiros.
A Imagem e a Arte – A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi quebrada em mais de 200 pedaços em 1930, após um ato de vandalismo. A artista plástica Maria Helena Chartuni foi responsável por restaurar a obra, que foi resgatada e reintegrada à basílica. “Bíblia dos pobres”:
A arte do santuário, criada pelo artista Claudio Pastro, conta a vida de Jesus e Maria através de painéis e vitrais. Essa obra é conhecida como a “bíblia dos pobres” porque representa o evangelho em figuras, auxiliando os fiéis que não sabiam ler e escrever na época. Construção e Infraestrutura – Tamanho grandioso:
A Basílica Nova, com 72 mil metros quadrados, foi construída com mais de 25 milhões de tijolos e 257 mil telhas azuis.
Serviços para os fiéis: O Santuário Nacional oferece uma infraestrutura de apoio aos peregrinos, incluindo mais de 1700 sanitários, 245 bebedouros e 57 chuveiros, além de uma praça de alimentação e mais de 380 lojas com artigos religiosos.
Estacionamento: A área de estacionamento tem capacidade para mais de 2,5 mil ônibus e 3 mil automóveis, com vagas reservadas para idosos e pessoas com deficiência. Relíquias e Símbolos – A Basílica abriga um fragmento da Cruz onde Jesus Cristo foi crucificado.
A relíquia está localizada em um ponto alto da torre do Santuário, simbolizando a salvação. Representação do acolhimento: A imagem de Nossa Senhora Aparecida, de cor escura, é um símbolo do acolhimento e da identificação para os brasileiros de diversas origens. O maior Santuário Mariano do mundo acolhe peregrinos de todos os lugares. Se considerarmos santuários cristãos, o maior é o Santuário Nacional de Aparecida no Brasil.
A história de Aparecida conta que, quando os pescadores Domingos Garcia, João Alvez e Filipe Pedroso vivenciaram a experiência de encontrar uma imagem da Virgem Maria no Rio Paraíba em outubro de 1717, provavelmente não imaginavam que aquela pequena imagem, partida entre o corpo e a cabeça e logo envolta em um lenço, daria origem a uma gigantesca fé entre o povo brasileiro.
Uma fé que tornou Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil e que a ela rendeu o segundo maior santuário católico do mundo e dentre os marianos, o quarto mais visitado.
Ao chegar em Aparecida, a visão já encanta. Não há quem não dirija uma prece ao céu e peça a intercessão da Virgem Aparecida ao avistar a esplendorosa Basílica.
O início da construção aconteceu em novembro de 1955 e apenas em 1982 as atividades religiosas passaram da Antiga Basílica para a Basílica Nova.
Antes de você embarcar em uma viagem de fé, para Aparecida, que tal saber mais sobre ela? Mais algumas curiosidades da Basílica de Aparecida!
– A primeira capela em homenagem a Nossa Senhora Aparecida foi erguida em 26 de julho de 1745
– A Antiga Basílica foi inaugurada em 8 de dezembro de 1888.
– Nossa Senhora Aparecida foi proclamada Padroeira do Brasil em 16 de julho de 1930.
– Em 1980, o Papa João Paulo II consagrou a Basílica Nova e outorgou o título de Basílica Menor.
– A Torre do relógio tem 18 andares.
– Ali trabalham cerca de 1800 funcionários, 800 voluntários e 33 missionários.
– Ao contrário do que muitos podem pensar, dia 12 de outubro não é o dia de maior movimento da Basílica. O feriado de finados, por exemplo, costuma receber ainda mais fiéis.
– O maior movimento já registrado foi de 245 mil visitantes em um só dia, em 14 de novembro de 2010.
– Após um fim de semana movimentado, cerca de 10 toneladas de parafina que sobram das velas são retiradas do interior da Basílica e reciclados.
– O Morro do Cruzeiro pode ser visitado a pé ou através dos Bondinhos Aéreos. No local existe um mirante que oferece vista para toda região do Vale do Paraíba.
– Campanário – Tem o formato de duas mãos em posição de oração. Possui 13 sinos.
Atualmente existe também o Caminho do Rosário, resgatando a importância do Porto Itaguaçu e aliando oração, arte e natureza, ele une a Cidade do Romeiro ao local do encontro da Imagem de Aparecida, em 1717.
Estátua gigante em Aparecida – Ela fica no alto de um morro próximo do Santuário, pode ser vista da Via Dutra, e tem 50 metros de altura, pesa cerca de 400 toneladas e é maior que o Cristo Redentor, feita em aço inoxidável, pelo escultor Gilmar Pinna e vai compor um parque temático que o município está construindo em louvor à Virgem.
Assim, pudemos lembrar de alguns pontos de visitação em Aparecida e muitas outras experiências poderão ser vividas por lá…
Dia 12 de outubro é o dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Visitar a Casa da Mãe Aparecida, é vivenciar um tempo de esperança, reconciliação e encontro com Deus.
Antonio Luciano Teixeira