Oeste Paulista

Muita chuva na região poderá entre quinta-feira (9) e sexta-feira (10).

Após a segunda-feira (6) ser marcada por calor histórico em praticamente todas as regiões do estado de São Paulo, a Defesa Civil alerta que essa situação antecede uma mudança significativa nas condições do tempo.

 

Entre esta terça (7) e sexta-feira (10), a aproximação e passagem de uma frente fria deve provocar pancadas de chuva forte, acompanhadas de rajadas de vento moderadas a fortes, queda de granizo pontual e descargas elétricas em diferentes regiões paulistas.

 

As máximas de segunda-feira superaram os recordes anteriores de 2025, com destaque para cidades como Santos e Araçatuba, que ultrapassaram os 40 °C. Segundo dados do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da Defesa Civil do Estado, a capital paulista atingiu 35,1 °C, a maior temperatura do ano, superando o recorde de 34,7 °C em março.

 

No interior, Presidente Prudente chegou a 39,4 °C, Bauru a 37,9 °C e Marília e Barretos alcançaram 37,7 °C, todas marcas superiores às anteriores.

 

No Vale do Paraíba, São José dos Campos registrou 35 °C, ligeiramente acima do recorde de fevereiro, enquanto Ribeirão Preto e Sorocaba também atingiram suas maiores temperaturas de 2025.

 

De acordo com os modelos meteorológicos, há condições para temporais e acumulados elevados entre terça-feira (7) e sexta-feira (10), especialmente na região metropolitana, Baixada Santista, Vale do Ribeira, Vale do Paraíba, litoral norte, Serra da Mantiqueira e nas regiões de Itapeva, Campinas e Sorocaba.

 

Nas regiões de Presidente Prudente, Marília, São José do Rio Preto, Araçatuba, Bauru, Araraquara, Ribeirão Preto, Franca e Barretos, os acumulados devem ser moderados, com maior intensidade entre quinta-feira (9) e sexta-feira (10).

 

Portal do Governo