Lançamento do documentário “Soul Feminina” (Cedida/SAP).
Oeste Paulista

Tupi Paulista – Documentário Soul Feminina na Penitenciária Feminina

Na última quarta-feira, 17 de setembro, foi lançado oficialmente o documentário “Soul Feminina”  na Penitenciária Feminina (PF) de Tupi Paulista. O evento reuniu autoridades do sistema de justiça, educação e segurança pública, além de representantes da Polícia Penal do Estado de São Paulo, que desempenha papel na execução do projeto

 

Filme foi apresentado para grupo de reeducandas que participam do projeto (Cedida/SAP).

 

Idealizado pela juíza da Comarca de Adamantina, Ruth Duarte Menegatti, o projeto Soul Feminina tem como objetivo prevenir a violência de gênero por meio da educação e do fortalecimento da identidade feminina. O documentário retrata histórias reais de mulheres que enfrentaram desafios e encontraram caminhos para a reconstrução de suas trajetórias, inspirando outras a fazerem o mesmo.

 

A Polícia Penal de São Paulo é uma das instituições parceiras do projeto, atuando diretamente na articulação e viabilização das ações dentro do Sistema Prisional. A presença de servidores e dos Chefes de Divisão do Complexo Penal de Tupi Paulista, Agnaldo Aparecido Braga e Eduardo Morello Ferreira, reforça o compromisso da instituição com iniciativas que promovem a ressocialização e o respeito aos direitos humanos.

 

Chefe de Departamento do Complexo Penal, Adriana Alkmin Domingues (Cedida/SAP).

 

Durante o evento, também foram realizadas atividades do Calendário da Vida, com oficinas voltadas às emoções e reflexões sobre o feminicídio, envolvendo reeducandas da ala de progressão da PF e reeducandos da Penitenciária “Vanderlei Tartari Monteiro”, também de Tupi Paulista. A ação contou com a participação da psicopedagoga Denise Alves Freire e da Juíza Ruth Duarte Menegatti.

 

Juíza Ruth Duarte Menegatti (Cedida/SAP).

 

“O lançamento do documentário não é apenas uma celebração, mas também um chamado para ouvirmos mais, cuidarmos mais e para continuarmos, juntos, na construção de um mundo onde todas as mulheres possam viver com liberdade, respeito e plenitude.”, comenta a Chefe de Departamento do Complexo Penal, Adriana Alkmin Domingues.

 

O projeto Soul Feminina é finalista da 22ª edição do Prêmio Innovare — premiação que tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil, com ações implementadas tanto na Penitenciária Feminina de Tupi Paulista quanto na Clínica Pai Nosso Lar, evidenciando seu impacto social e relevância no enfrentamento à violência de gênero.

 

No lançamento do documentário, estavam presentes também Denise Alves Freire e Valquiria Cristina Martins, da Assessoria Integrativa, Matheus Videira da Silva,  Delegado de Polícia de Tupi Paulista, Rafael Teixeira Sebastiani Professor do Centro Universitário de Adamantina e Lilian Mendes Minga, Diretoria da OAB/ Comissão de Igualdade Racional.

O documentário está disponível para acesso público no YouTube. Assista aqui.

 

Por: Assessoria de Comunicação Institucional da SAP e Site Siga Mais