Tupi Paulista – O Dia Internacional da Democracia
Vez ou outra somos direcionados ao tema da democracia, isso se deve a diversos fatores, principalmente porque, a democracia que aprendemos não deve ser relativa, ou seja, moldada a seu bel-prazer.
O Dia Internacional da Democracia é comemorado todo dia 15 de setembro. Ao estabelecer a data, a Organização das Nações Unidas (ONU) valeu-se sobretudo da intenção de trazer a reflexão sobre a importância da democracia nos 128 países-membros, que inclui o Brasil.
O conceito de democracia ganhou destaque com o autogoverno dos cidadãos atenienses no século V AEC (Antes da Era Comum). A palavra “democracia” vem dos termos gregos “demos” (povo) e “kracia” (governo), sugerindo uma forma de governo exercida por muitos. Isso contrastava com as formas anteriores, como a monarquia (governo de um) e a oligarquia (governo de poucos).
A democracia é um sistema de governo no qual as leis, políticas, liderança e grandes decisões de um estado, ou outro sistema político, são diretamente ou indiretamente decididos pelos cidadãos, um grupo que historicamente já foi apenas uma minoria em várias populações.
Na Grécia antiga, eram considerados cidadãos os homens com mais de 21 anos, que fossem atenienses e filhos de pais atenienses. Na Grã-Bretanha do século XIX, quem poderia participar das decisões políticas eram homens adultos com propriedades suficientes. Já na Idade Média, o cidadão era apenas o Rei.
Desde meados do século XX o conceito se expandiu, e hoje no Brasil é considerado a pessoa que adquiriu direitos políticos e está apta a votar e ser votada!
A Declaração Universal da Democracia, aprovada pela União Interparlamentar (UIP), em 16 de setembro de 1997, contribuiu para um melhor entendimento sobre o que é democracia e, dessa forma, abrange princípios e características de uma conduta democrática, incluindo governos e sociedade, como forma de uniformizar os conceitos indispensáveis para o desenvolvimento humano.
Um dos princípios, que compõem a Declaração Universal da Democracia diz: “A democracia é um ideal universalmente reconhecido, uma meta que se baseia em valores comuns partilhados pelos povos de todo o mundo, independentemente de diferenças culturais, políticas, sociais e econômicas. É, portanto, um direito básico de cidadania, a ser exercido em condições de liberdade, igualdade, transparência e responsabilidade, com o devido respeito à pluralidade de pontos de vista, no interesse da comunidade. ”
Em 2007, como uma forma de recordar a data da assinatura da Declaração Universal da Democracia, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o dia 15 de setembro como o Dia Internacional da Democracia.
O objetivo dessa data é celebrar a democracia globalmente. Para além disso, ela traz à tona anualmente o debate sobre a necessidade de defender e proteger os regimes democráticos pelo mundo. Em outras palavras, o dia 15 de setembro enfatiza a importância que tem os regimes democráticos como parte fundamental da engrenagem que move o mundo.
A democracia é o ponto de partida para o desenvolvimento de qualquer sociedade, baseada no respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais, como a liberdade de imprensa e de pensamento.
Como exposto na Declaração Universal da Democracia: Como ideal, a democracia destina-se essencialmente a preservar e promover a dignidade e os direitos fundamentais do indivíduo; alcançar a justiça social; e fomentar o desenvolvimento econômico e social da coletividade, reforçando a coesão social e a tranquilidade da nação, proporcionando o equilíbrio interno, para criar um ambiente favorável à paz internacional. Como forma de governo, a democracia é a melhor forma de se alcançarem esses objetivos e também o único sistema político que tem a capacidade de promover sua correção.
Sendo assim, celebrar a democracia é reforçar e relembrar a importância que ela tem para que os cidadãos vivam seus direitos e suas liberdades, seja no âmbito econômico, político, social ou cultural.
Vale lembrar que no Brasil a Constituição Federal de 1988, que contém um conjunto de leis responsáveis por nortear o funcionamento do país, assegura o exercício da democracia à população
A Constituição afirma que “um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida…”.
A democracia é a melhor forma de alcançar o bem-estar comum em uma sociedade, e, portanto, muito importante além de exerce-la, também celebrar! Fonte principal: www.politize.com.br
Antonio Luciano Teixeira