Presidente Prudente – Estudantes levantam campanha contra o bullying em vídeo e são premiadas pelo Ministério Público
Projeto “Sou Marista e Respeito às Diferenças” mostra protagonismo juvenil e ganha chancela oficial
Mesmo sendo discutido com certa frequência na mídia, para algumas escolas o bullying ainda é uma realidade silenciosa. Em Presidente Prudente, quatro alunas da Escola Champagnat de Presidente Prudente decidiram transformar esse desafio em ação: produziram um vídeo coletivo inspirado na campanha “Sou Marista e Respeito às Diferenças”. O trabalho conquistou o reconhecimento oficial do Ministério Público, por meio do Edital 01/2025: Concurso de Vídeo Educativo contra a prática de bullying nas escolas públicas e privadas de Presidente Prudente. A iniciativa teve como objetivo destacar práticas de combate à violência escolar e de fortalecimento de relações positivas.
O vídeo premiado foi apenas uma das etapas de uma série de ações realizadas pela escola. Professores de apoio conduziram rodas de conversa em todas as turmas sobre respeito, diversidade e cuidado com o próximo. A comunidade escolar também participou de uma peça de teatro sobre combate ao bullying e de uma intervenção simbólica, onde cada estudante recebeu um copo personalizado com mensagens de valorização da diferença.
O protagonismo juvenil ganhou projeção na produção audiovisual feita pelas estudantes do Ensino Médio Isadora Bosso, Bárbara Trombeta, Larah Beatriz e Maysa Brito. O vídeo, divulgado internamente e nas redes sociais, foi selecionado pela comissão avaliadora do Ministério Público. Como prêmio de participação, cada aluna recebeu um smartphone.
As estudantes Maysa, Isadora, Bárbara e Larah Rodriguez também destacaram o impacto do reconhecimento. “Nós ficamos lisonjeadas com a premiação e reconhecimento do trabalho com a temática combate ao bullying, vendo que algo tão simples e feito com carinho pode gerar frutos. Esperamos de coração que nosso vídeo atinja os jovens e crianças, incentivando-os a combaterem tal ação. Nosso muito obrigada pela oportunidade”, afirmam.
Para Diego Lima, diretor do colégio, o reconhecimento reforça o caminho pedagógico que estão trilhando. “Quando falamos de currículo integral e integrado, estamos tratando de temas relevantes para a sociedade e para o mundo moderno. Esse reconhecimento mostra nossa contribuição para a construção de uma sociedade mais humana e justa e como os conteúdos trabalhados formam cidadãos melhores para o futuro”, destaca.
Ele ressalta ainda que a campanha não é pontual ou isolada, mas parte da proposta pedagógica da escola. “Fortalecer relações saudáveis, acolhedoras e que valorizem a diversidade dos estudantes faz parte do dia a dia em sala de aula e do processo de ensino. Nossos professores recebem formação contínua para identificar, acolher e combater práticas de violência e bullying”, reforça.
Além disso, a instituição conta com o Grupo de Proteção Integral e a nova mobilização Juntos Somos + Vidas, composto por gestores de diferentes áreas, que atua no acolhimento de demandas, promove formações e apoia os colaboradores no cotidiano escolar, fortalecendo a mediação de conflitos com base na Cultura da Paz.
Sobre o Marista Brasil:
O Marista Brasil é uma rede de colégios e escolas presente em 20 estados brasileiros, atendendo cerca de 100 mil crianças, jovens e adultos em 96 unidades de ensino. Os estudantes recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada aos desafios contemporâneos. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em: maristabrasil.org/.
Atendimento à imprensa
Franciele Ferreira – franciele.ferreira@v3com.com.br
Ari Lemos – ari@v3com.com.br
Assessoria de imprensa | V3Com
(13) 99193-4496