Pacaembu – Ex-prefeito Maciel Colpas é condenado acusado de uso indevido de máquinas da prefeitura
Condenado pela Justiça em fevereiro de 2023, com sentença transitada em julgado, o ex-prefeito de Pacaembu, Maciel do Carmo Colpas, se apresentou na manhã desta segunda-feira (28) ao sistema prisional, onde iniciou o cumprimento à pena em regime semiaberto.
A informação foi divulgada à imprensa na manhã de hoje por meio de nota assinada por seus advogados (veja abaixo a íntegra do comunicado).
Conforme a sentença de fevereiro de 2023, o ex-prefeito foi condenado a 3 anos, 8 meses e 20 dias de reclusão, em regime inicial aberto.
Após a sentença proferida pela Justiça da Comarca de Pacaembu, a defesa ingressou com os recursos cabíveis previstos na legislação.
O ex-prefeito pôde recorrer em liberdade. Contudo, com o esgotamento das possibilidades de recurso e o trânsito em julgado da decisão no processo criminal em fase de execução, foi determinado o cumprimento imediato da pena.
Maciel foi advertido na ordem judicial a se apresentar voluntariamente a uma das unidades prisionais listadas na decisão, sob pena de expedição de mandado de prisão e até regressão de regime. A apresentação ocorreu hoje, dentro do prazo legal.
O mandado de intimação para início do cumprimento da pena foi emitido em 6 de junho, mas o prazo passou a contar a partir da intimação do condenado, ocorrida na última quinta-feira (24), conforme consta nos autos da Unidade Regional do Departamento Estadual de Execução Criminal (DEECRIM 5ª RAJ) de Presidente Prudente (Processo 0008489-74.2025.8.26.0996).
Às 14h17 de ontem foi publicado o procedimento onde a Justiça informa que Maciel Colpas se apresentou no Centro de Ressocialização de Presidente Prudente para início do cumprimento da pena no regime semiaberto.
Creditos Siga Mais