MUNDO

Imigrar para Portugal ficará mais difícil para brasileiros

O Parlamento de Portugal aprovou nesta quarta-feira (16/7) alterações à lei de imigração do país, que incluem um endurecimento das regras para a realização do reagrupamento familiar e para pedidos de visto de residência no país.

 

Um dos grupos mais afetados pelas novas regras, que ainda dependem da sanção presidencial, é o dos brasileiros, maior comunidade de imigrantes no país.

 

Em 2023, segundo o último relatório disponível da Agência para Integração, Migrações e Asilo (AIMA) do país, foram concedidos 328.978 títulos de residência em Portugal. Desses, 147.262, mais de 44%, foram para brasileiros.

 

Segundo dados de junho de 2024 do Banco de Portugal, os brasileiros lideravam entre os trabalhadores estrangeiros de todos os setores, menos agricultura e pesca, onde predominam indianos, nepaleses e bengalis.

Há mais de 200 mil trabalhadores brasileiros inscritos na Segurança Social — ou seja, pessoas que têm trabalhos formais.

 

O novo conjunto de regras foi aprovado com os votos da coalizão de centro-direita Alternativa Democrática (AD), do atual primeiro-ministro Luís Montenegro, além dos da legenda de extrema-direita Chega.

Na discussão no Parlamento, legisladores de oposição fizeram muitas críticas à falta de pareceres obrigatórios e à pressa do Governo, que apresentou o projeto no fim do mês de junho.

 

 

Mais : correiobraziliense