BRASIL

De acordo com o INSS, cerca de nove milhões de segurados começaram a ser notificados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou na tarde desta quinta-feira (15/5) que registrou mais de 1 milhão de pedidos de reembolso de descontos não autorizados feitos por entidades associativas. Este é o segundo dia de funcionamento do serviço que permite ao beneficiário consultar quanto teve de descontos ao longo dos últimos anos e informar se foram autorizados ou não, para posteriormente abrir um processo administrativo e receber o dinheiro de volta.

 

Ao todo são 41 entidades associativas contestadas sobre os lançamentos. De acordo com o INSS, cerca de nove milhões de segurados começaram a ser notificados desde a última terça-feira (13) sobre descontos por entidades e associações. Agora, é possível saber o nome da entidade à qual o aposentado ou pensionista que teve desconto está vinculado, por meio do serviço Consultar Descontos de Entidades Associativas, disponível no aplicativo.

 

Instabilidade no aplicativo: expectativas

Mesmo com o dado atualizado, alguns aposentados e pensionistas alegaram enfrentar dificuldades no acesso ao aplicativo Meu INSS e pelo telefone 135, para o registro das denúncias.

Entre as vítimas, Raimundo Coelho, 62 anos, que mora na zona rural de Iranduba, no Amazonas, relatou que tentou acessar o aplicativo Meu INSS por duas vezes nesta quinta, mas não obteve sucesso.

correiobraziliense