Luciano Teixeira
Oeste Paulista

Tupi Paulista – Trabalhar é transformar

O Dia do Trabalhador, celebrado a 1º de maio, é uma data para reflexão sobre a importância do trabalho na nossa sociedade e para lembrar a luta dos trabalhadores por direitos e melhores condições de trabalho.

 

É também um momento para celebrar o esforço e a dedicação de todos aqueles que contribuem para o desenvolvimento do país.

 

Este é um momento de refletir sobre a Importância e o reconhecimento do Trabalho – O Dia do Trabalhador é uma oportunidade para valorizar o trabalho em todas as suas formas, desde o trabalho manual até o trabalho intelectual, e reconhecer a importância do trabalho de cada Indivíduo.

 

Tudo começou com a luta por direitos e é um lembrete da luta histórica dos trabalhadores por direitos como a jornada de trabalho, salários justos, segurança no trabalho e benefícios sociais.

 

O Dia do Trabalhador também é um momento para refletir sobre o futuro e para lutar por um mundo onde o trabalho seja valorizado e onde todos tenham acesso a oportunidades de trabalho digno.

É uma data para fortalecer a união e a solidariedade entre os trabalhadores e para lutar juntos por melhores condições de trabalho e por uma sociedade mais justa.

O dia também pode ser um momento para refletir sobre a própria satisfação no trabalho e sobre a importância de encontrar um trabalho que seja significativo e que contribua para o bem-estar individual e coletivo.

 

Nem tudo são flores, existe também o fantasma do desemprego, conforme os números do governo existem atualmente 6,8 milhões de desempregados.

Mas, 176,6 milhões de pessoas em idade de mão de obra ativa. Porém, 110,6 é o número da população economicamente ativa. Por fim descobrimos que existem 72,7 milhões de pessoas em idade ativa e que não trabalham.

 

Contrapondo a tudo isso, temos ainda os 54,3 milhões de brasileiros que recebem auxílios governamentais principalmente o Bolsa Família.

 

Assim, são sacrificados os trabalhadores para manter todos os outros que não participam da produção das riquezas do país.

 

Fica a cada dia mais árduo e pesada a carga tributária sobre o trabalhador.

A luta por mais dignidade e justiça social será o divisor de águas.

Enquanto uns não querem trabalhar para não perder os benefícios, outros se esforçam para não entrarem na lista desses beneficiados.

A dignidade do trabalhador vem de encontro com seu esforço diário.

Para tentar entender, buscamos os órgãos oficiais para compreender como é calculada a taxa de desemprego no Brasil e no mundo.

De acordo com o IBGE, seguindo padrões internacionais, desempregado é toda pessoa, em idade ativa, que não trabalha e está procurando emprego.

Por esse método, toda a pessoa sem trabalho, e que não procura emprego, não seria desempregada.

Para ser considerado desocupado, dois fatores devem ser atendidos simultaneamente: não trabalhar e procurar emprego.

Com os dados que conseguimos resta fazer a conta. Se o IBGE diz que há apenas 6,8 milhões de desempregados no Brasil, por qual razão o governo distribui Bolsa Família para 54,3 milhões de pessoas?

Significa que essas pessoas não estão produzindo, pelo contrário, apenas consumindo recursos, sem gerar riquezas para o país.

 

Podemos concluir que com os auxílios governamentais – entre eles o Bolsa Família – vem por vezes, desincentivando as pessoas a trabalharem. O trabalho digno é a base de uma sociedade mais justa. Feliz Dia do Trabalho!

Antonio Luciano Teixeira