Leandro Sobrinho - Thiago Davila
MUNDO

Trump defende tarifas, mas investidores experientes seguem apostando nos EUA

nvestidor imobiliário nos EUA, Leandro Sobrinho avalia que medidas reforçam a economia americana e não o assusta e continua investindo no país

 

Apesar do endurecimento retórico de Donald Trump em relação ao comércio exterior, empresários que atuam nos Estados Unidos enxergam nas novas medidas mais um reflexo do posicionamento político do que uma ameaça ao ambiente de negócios. O mercado segue atrativo, especialmente para investidores com foco em planejamento estruturado, diversificação de ativos e atuação no setor imobiliário.

 

Leandro Sobrinho, investidor imobiliário nos EUA e sócio da Davila Finance, explica que o  presidente voltou a defender tarifas de importação mais altas contra países como China, Japão, Índia e integrantes da União Europeia. Em um recente pronunciamento, ele  afirmou que pretende instituir tarifas recíprocas com base nos percentuais cobrados por esses países contra os produtos norte-americanos — mesmo que, na maioria dos casos, o país ainda cobre menos. “A medida, vista como parte de uma política econômica nacionalista, tem como objetivo proteger a indústria local e recuperar protagonismo em setores estratégicos como semicondutores e manufatura”, aponta.

 

Apesar do tom combativo, especialistas e investidores avaliam que o movimento não representa risco para quem deseja investir ou morar nos Estados Unidos. “Essas declarações fazem parte do estilo político de Trump e, em sua essência, reforçam a ideia de uma economia mais autônoma. Isso é benéfico para quem está dentro do país, seja investindo ou empreendendo”, pontua.

Economia aquecida e segurança para investidores

Segundo Leandro, o mercado americano — especialmente o setor imobiliário da Flórida — continua atraente para investidores internacionais, com ou sem medidas tarifárias. “Estamos falando de uma economia que cresceu 3,1% em 2023, com alta demanda por imóveis residenciais e comerciais. Isso não muda com as declarações do presidente”, avalia.

O sócio da Davila Finance, por exemplo, atua em áreas centrais da Flórida com foco em novas incorporações residenciais e já soma centenas de unidades construídas, impulsionando a economia local e atraindo famílias americanas e estrangeiras. “Estamos vivendo um momento de reorganização e uma freada no boom, porém as famílias continuaram consumindo. Esse tipo de política assusta os compradores no primeiro momento, assim funciona a reação histórica, mas para nós que estamos presentes no mercado a anos, olhamos para a oportunidade e usamos nossa expertise para produtos e localizações que conhecemos”, reforça o empreendedor.

Tarifa como instrumento econômico, não como ameaça

Trump detalhou que, diante de tarifas de até 97% impostas por países como o Camboja, o plano seria aplicar tarifas bem abaixo — como 49%, ainda assim vantajosas. A lógica, segundo ele, é de reciprocidade “com desconto”. O posicionamento é visto por analistas como uma tentativa de reequilibrar a balança comercial sem encerrar relações comerciais.

O cenário é de ajuste e não de fechamento. “Mesmo quando falamos de tarifas, os EUA continuam sendo um país aberto a negócios. O investidor estrangeiro ainda encontra segurança jurídica, estrutura de financiamento e uma economia de consumo pujante. Além disso, para quem pretende dolarizar patrimônio, o país segue sendo um dos destinos mais seguros do mundo”, garante.

Dolarização e moradia seguem sendo estratégias sólidas

Segundo levantamento do Itamaraty, cerca de 1,4 milhão de brasileiros vivem atualmente nos Estados Unidos, com concentração na Flórida. Para muitos deles, dolarizar patrimônio é uma forma de se proteger de instabilidades nos países de origem. O empresário afirma que essa tendência segue em alta, especialmente entre brasileiros que buscam diversificação de ativos e planejamento de longo prazo.

“O investidor que está se planejando para viver nos EUA ou direcionar parte de seu capital ao país deve focar no planejamento estratégico e não em discursos pontuais. Ter uma visão clara do propósito, elaborar um bom plano de negócios e entender o perfil da região onde quer atuar são atitudes muito mais determinantes para o sucesso do que qualquer medida de tarifa”, orienta Leandro.

“É preciso saber filtrar o que é estratégia política e o que realmente afeta a dinâmica de mercado. E, neste caso, o impacto é praticamente nulo para quem já está ou deseja entrar nos Estados Unidos como investidor ou empreendedor”, finaliza.

Sobre a Davila Finance

A Davila Finance é uma empresa gestora de investimentos imobiliários na região central da Flórida. Com uma equipe que acumula experiência de décadas combinada em investimentos imobiliários, a empresa está bem posicionada para guiar projetos e receber investidores dentro de seu portfólio. Fundada com base em expertise em Corporate & Investment Banking, Finanças Estruturadas e empréstimos para construção, a Davila Finance se orgulha de construir relacionamentos de longo prazo com seus clientes. Para mais informações, acesse https://davilafinance.com.

Sobre Leandro Sobrinho

É co-fundador e sócio da Davila Finance, onde concentra seus esforços no planejamento estratégico e no relacionamento com investidores. O empresário possui mais de 17 anos de experiência, atuando como empreendedor, sócio e gestor de mais de 40 empresas em setores diversos ao longo de sua carreira. Especialista em estruturar empresas e avaliar oportunidades, construiu uma trajetória baseada na confiança e na comunicação transparente com sócios, fornecedores e investidores. Além disso, é membro do conselho de empresas no Brasil e nos EUA, dedicando-se a otimizar a gestão com foco no melhor aproveitamento de oportunidades e no ciclo contínuo de novos investimentos. Para mais informações, acesse  https://www.linkedin.com/in/leandro-otavio-sobrinho-90980b165/

Sobre Thiago Davila

É co-fundador, construtor, desenvolvedor e empreendedor visionário com mais de duas décadas de experiência em construção e desenvolvimento. Fundador da US Aluminum Services e CEO da Davila Homes, é reconhecido por construir residências de qualidade com designs únicos. Recebeu múltiplas honrarias, incluindo o Inc. 5000 Honor Roll e a lista Inc. 500 em 2009. Certificado como Empreiteiro na Flórida desde 2015, Thiago se destaca pela criatividade, habilidades excepcionais e compromisso com a excelência.

 

 

Por : Carolina Lara<carolina@carolinalara.com.br>