AMINAP – Haverá palestra e debate sobre alagamentos nas cidades da região nesta segunda-feira (31)
Encontro será realizado a partir de parceria do Sistema Confea/Crea/Mútua e Amnap.
O problema de enchentes não atinge apenas os grandes centros urbanos. O crescimento desordenado e acelerado das cidades do interior, sem o dimensionamento correto da drenagem urbana, tem afetado também os cidadãos das pequenas localidades, ocasionando desde prejuízos materiais até mortes. Na região, a falta de planejamento causa alagamentos nos principais municípios, como Adamantina, Dracena, Osvaldo Cruz e Tupã, como nos menores.
A questão é acentuada pelas mudanças climáticas. E apresentar soluções aos gestores públicos sobre a problemática é o objetivo de encontro que será realizado no próximo dia 31, em Adamantina, sobre a importância de estudo hidrológico para drenagem urbana.
A palestra, resultado de parceria entre o Sistema Confea/Crea/Mútua e a Amnap (Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista), também é aberta aos profissionais da área tecnológica, universitários e sociedade civil.
“O clima é uma das principais discussões em todo o mundo. Estamos sob efeito do El Niño e do La Niña [fenômenos climáticos], que fazem com que os países tropicais tenham uma grande incidência de chuva em um curto período de tempo, o que ocasiona um grande volume de fluxo de água. Aliado ao desenvolvimento urbano, já que é inegável que nos últimos 20 anos os municípios do nosso interior vêm crescendo, e a falta de planejamento a longo prazo dos ramais de captação de água ocasionam problemas de infraestrutura. E queremos apresentar como surgiu o problema com uma perspectiva de futuro, sendo principalmente um ponto de apoio para as administrações públicas municipais”, destacou em entrevista à Rádio Massa FM, o Conselheiro Federal do Sistema Confea/Crea/Mútua, engenheiro Daniel Robles.
Oferecer o suporte técnico aos gestores municipais é o objetivo de parceria com a Amnap (Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista), o que possibilitou a realização do encontro na próxima segunda-feira (31). “A Associação dos Engenheiros de Adamantina pode ser este corpo técnico que as prefeituras necessitam, já que a entidade possui declaração de utilidade pública que visa fomentar a participação dos profissionais da área tecnológica na elaboração de planos de desenvolvimento dos municípios da região”, pontuou também na entrevista, o tesoureiro da Aeaanap (Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista), o técnico em edificações Adão Roberto Ricci.
Serviço
A palestra ocorre a partir das 19h, no auditório do Hotel Ipê em Adamantina. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas na Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Adamantina (18.99615-1740) ou na sede da Amnap (18.99678-4704).
Creditos : Siga mais Por: Joao Vinícius | Da Assessoria