Presidente Prudente – Polícia Federal apresenta programa “Guardiões da Infância” nesta sexta
A Delegacia da Polícia Federal de Presidente Prudente promove, nesta sexta-feira (21), um encontro para apresentar o programa “Guardiões da Infância”. O evento será às 9h, no auditório da delegacia do órgão. Trata-se de uma iniciativa da Polícia Federal que tem o objetivo de divulgar conhecimento, principalmente, sobre prevenção ao abuso sexual infantojuvenil e noções de cibersegurança, através de atividades socioeducativas, palestras em escolas e instituições.
O Setor de Comunicação Social da Polícia Federal explica que a finalidade é reduzir os fatores de vulnerabilidade relacionados ao abuso sexual infantil (online e offline) e fortalecer o espectro de proteção no ambiente digital, através de ações nos mais diversos pontos do Brasil e com material didático padronizado.
O programa tem o objetivo de conscientizar pais, educadores, crianças e adolescentes sobre o tema, sobre os crimes relacionados, as formas de evitar a sua ocorrência, a identificação e resposta quando ocorrido o abuso, dentre outros assuntos. O programa também será aplicado nas escolas com os alunos, professores e pais.
Ainda segundo o Setor de Comunicação Social, o evento vai reunir servidores públicos da Prefeitura de Presidente Prudente das áreas de atuação da chamada “rede de apoio”: assistência social, saúde, educação e Conselho Tutelar, ou seja, todos que possam estar envolvidos numa situação em que exista uma vítima – criança ou adolescente. “Nesse encontro será apresentado o programa e ministrado o módulo do Conselho Tutelar, para que possamos alinhar as ações em prol da criança e do adolescente”, expõe.
Alerta
A Polícia Federal ressalta que os crimes relacionados ao abuso sexual infantil têm aumentado nos últimos anos e a consequência desse tipo de crime para as vítimas é “devastadora”. O órgão informa que tem realizado inúmeras operações policiais todos os dias para prender abusadores sexuais, bem como para identificar e resgatar crianças e adolescentes vítimas dessa violência. O êxito em operações complexas, bem como as melhorias qualitativas e quantitativas nessas investigações alcançadas nos últimos anos, conforme a corporação, fez com que a Polícia Federal ganhasse destaque internacional nessa área.
Como funciona
O programa inicia sua abordagem com uma capacitação dos policiais federais voluntários, que são treinados para palestrar e realizar atividades socioeducativas em escolas sobre o tema. Após completarem essa etapa de capacitação e serem devidamente habilitados, os policiais estão preparados para atuar de acordo com os padrões estabelecidos pela Polícia Federal.
Durante as palestras e atividades socioeducativas do “Guardiões da Infância” são explorados temas fundamentais como: os direitos das crianças e adolescentes, práticas de navegação segura na internet, reconhecimento de sinais de abuso, instruções sobre como agir e a quem reportar casos suspeitos ou confirmados de abuso sexual, métodos eficazes de comunicação com crianças e adolescentes, suporte às vítimas, responsabilidade comunitária em criar um ambiente seguro, entre outros temas.
Como solicitar
O órgão explica que o programa tem caráter social e preventivo que consiste num esforço cooperativo entre Polícia Federal, escola, família, rede de proteção e comunidade. Portanto, se algum estabelecimento ou instituição se interessar pelo programa, deve solicitar formalmente através de ofício à Delegacia da Polícia Federal em Presidente Prudente, que fica localizada na Avenida Luis Cesáreo, nº 380 – Jardim Colina ou por email andreia.ansp@pf.gov.br direcionado ao chefe da unidade, o delegado Leonardo Nogueira Rafaini.
Creditos : O Imparcial de Prudente