Região – Mais de 40 pontos em 12 rodovias receberão novos radares
“Instalação dos dispositivos deve ser finalizada até maio deste ano”
Ao todo, 44 pontos em 12 rodovias da região de Presidente Prudente (SP) terão novos radares instalados pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP) até maio deste ano.
As empresas contempladas pelo edital nº 145/2023 devem finalizar a instalação dos dispositivos em até 90 dias, contados a partir desta sexta-feira (14).
Veja os pontos onde os novos radares serão instalados no Oeste Paulista:
SP-483 | RODOVIA JOSÉ BATISTA DE SOUZA / JOSÉ JACINTO DE MEDEIROS
– km 8,300 – Taciba (SP) – Norte/Sul
– km 10,400 – Taciba – Norte/Sul
SP-563 | RODOVIA GENERAL EUCLIDES DE OLIVEIRA FIGUEIREDO / RODOVIA DA INTEGRAÇÃO
– km 4,200 – Mirante do Paranapanema (SP) – Norte/Sul
– km 19,360 – Mirante do Paranapanema – Norte/Sul
– km 47,500 – Marabá Paulista (SP) – Norte/Sul
– km 79,000 – Presidente Venceslau (SP) – Norte/Sul
– km 110,000 – Presidente Venceslau – Norte/Sul
– km 111,500 – Presidente Venceslau – Norte/Sul
– km 112,500 – Presidente Venceslau – Norte/Sul
– km 131,850 – Dracena (SP) – Norte/Sul
– km 144,700 – Tupi Paulista (SP) – Norte/Sul
– km 159,300 – Monte Castelo (SP) – Norte/Sul
SP-421 | RODOVIA JOSÉ BASSIL DOWER
– km 92,000 – Rancharia (SP) – Leste/Oeste
– km 132,700 – Nantes (SP) – Leste/Oeste
– SP-457 | Rodovia Brigadeiro Eduardo Gomes
– km 44,000 – Rancharia – Norte/Sul
– km 46,000 – Rancharia – Norte/Sul
– km 58,200 – Rancharia – Norte/Sul
– km 60,000 – Rancharia – Norte/Sul
– km 66,000 – Rancharia – Norte/Sul
SP-425 | RODOVIA ASSIS CHATEAUBRIAND
– km 362,400 – Rinópolis (SP) – Norte/Sul
– km 455,800 – Presidente Prudente (SP) – Norte/Sul
– km 481,300 – Pirapozinho (SP) – Norte/Sul
– km 488,980 – Pirapozinho – Norte/Sul
– km 499,800 – Pirapozinho – Norte/Sul
SPA-430/425 | ACESSO À RODOVIA ASSIS CHATEAUBRIAND
– km 1,150 – Martinópolis (SP) – Norte/Sul
SP-272 | RODOVIA OLÍMPIO FERREIRA DA SILVA
– km 48,000 – Mirante do Paranapanema – Norte/Sul
SP-501 | RODOVIA JÚLIO BUDISKI
– km 3,200 – Presidente Prudente – Norte/Sul
– km 7,000 – Presidente Prudente – Norte/Sul
– km 10,940 – Álvares Machado (SP) – Norte/Sul
– km 16,500 – Álvares Machado – Norte/Sul
– km 26,100 – Presidente Prudente – Norte/Sul
– km 44,000 – Santo Expedito (SP) – Norte/Sul
SP-613 – RODOVIA ARLINDO BÉTTIO
– km 6,500 – Teodoro Sampaio (SP) – Leste/Oeste
– km 7,900 – Teodoro Sampaio – Leste/Oeste
– km 10,300 – Teodoro Sampaio – Leste/Oeste
– km 12,700 – Teodoro Sampaio – Leste/Oeste
– km 16,500 – Teodoro Sampaio – Leste/Oeste
– km 18,000 – Teodoro Sampaio – Leste/Oeste
– km 31,000 – Euclides da Cunha Paulista (SP) – Leste/Oeste
– km 33,600 – Euclides da Cunha Paulista – Leste/Oeste
– km 46,500 – Euclides da Cunha Paulista – Leste/Oeste
SPA-074/613 | ACESSO À RODOVIA ARLINDO BÉTTIO
– km 5,000 – Rosana (SP) – Norte/Sul
SPA-079/613 | ACESSO À RODOVIA ARLINDO BÉTTIO
– km 5,800 – Rosana – Norte/Sul
SPA-079/613 | ACESSO À RODOVIA ARLINDO BÉTTIO
– km 7,150 – Rosana – Norte/Sul
De acordo com o órgão estadual, “a definição dos pontos ainda pode sofrer alteração devido a estudos realizados nos locais, a fim de entender a melhor solução de cada local, visando a segurança viária. Após a instalação, as localizações com as coordenadas serão publicadas e estarão disponíveis no site do DER-SP”.
PONTOS ESTRATÉGICOS
Os dispositivos serão instalados em pontos estratégicos de rodovias administradas pelo DER-SP, mapeados como aqueles com maiores índices de acidentalidade, levando em consideração também outros fatores, como o gênero de acidente registrado, alta velocidade praticada, condições geométricas da via, possíveis pontos críticos e proximidade de passagem de fauna.
“A implantação de radares contribui para reduzir acidentes, garantir a segurança dos usuários e salvar vidas, uma vez que sua presença auxilia no respeito aos limites de velocidade, melhorando o tempo de reação dos condutores e atenuando a gravidade de eventuais impactos”, explica o coordenador geral de Operações Viárias do DER-SP, Ricardo Miguel do Nascimento.
A área de cobertura será ampliada, com novos equipamentos que, além da fiscalização de velocidade, serão capazes de contar automaticamente os eixos dos veículos para fins estatísticos e transmitir em tempo real os dados para uma central do departamento.
Os dispositivos são do tipo Fixo-Redutor e Fixo-Controlador, e não do conhecido popularmente como radar “anti-migué” (radar Doppler).
O radar Fixo-Redutor será instalado apenas em locais com maior adensamento urbano, com maior presença de pedestres e ciclistas, contando com display para mostrar a velocidade dos veículos durante a sua passagem.
Já o radar Fixo-Controlador faz a medição de velocidade sem o uso de display, em trechos rurais com maior velocidade. Ambos os modelos fazem a verificação por meio de um laço indutivo, embutido num ponto fixo, instalado sob o pavimento da via.
g1 Presidente Prudente