Jorge Guazzi, vice-presidente do HE; Roberto Gurgel, presidente da AAPC; Ricardo Anderson Ribeiro, presidente do HE; Itamar Alves de Oliveira, provedor da Santa Casa; e Rubens Afonso, diretor do HE
OESTE PAULISTA

Hospital Esperança – Descerramento de placa em homenagem ao Dia do Voluntário

Na quinta-feira, o HE (Hospital de Esperança) foi palco de um emocionante descerramento de placa em homenagem ao Dia do Voluntário. A cerimônia contou com a presença do presidente Ricardo Anderson Ribeiro, que dedicou a homenagem à AAPC (Associação de Apoio ao Portador de Câncer), representada por seu presidente Roberto Gurgel, um dos voluntários que lideraram o movimento pela construção da instituição.

Durante seu discurso, Ribeiro destacou a relevância da associação no desenvolvimento do hospital e na promoção da saúde na comunidade. “Voluntários como os integrantes da AAPC se aliaram a Maria Auxiliadora Constantino, Bernardete Querubim, Antônio Plácido Pereira e Stanley Zaina e foram fundamentais para viabilizar esse sonho que se concretizou no Hospital de Esperança”, afirmou.

Ele também ressaltou a importância de resgatar a parceria entre o hospital e a associação, enfatizando que a colaboração deve continuar a crescer. “O hospital pode começar a devolver algo à associação, trabalhando juntos em campanhas de saúde e buscando recursos para auxiliar os pacientes”, disse Ribeiro.

Roberto Gurgel, por sua vez, expressou sua gratidão e reforçou a necessidade de união entre hospital e associação. “É um momento de celebração e renovação de compromissos. Juntos, podemos fazer a diferença na vida de muitos”, declarou.

A placa, que será fixada na recepção do hospital, simboliza não apenas o reconhecimento do trabalho dos voluntários, mas também um compromisso contínuo de parceria e apoio mútuo. A celebração do Dia do Voluntário reafirma a importância do trabalho comunitário e a força dos laços que unem a sociedade em prol do bem-estar coletivo.

Presidente da AAPC é homenageado por contribuição ao HE

Durante a homenagem ao Dia do Voluntário, o Hospital de Esperança destacou o papel fundamental da AAPC na instituição. Estava presente no ato o delegado federal aposentado Roberto Gurgel, que foi o primeiro presidente da associação antes da transformação do hospital em fundação e liderou a construção do prédio em sua primeira etapa.

Durante a cerimônia, Gurgel expressou sua gratidão e recordou momentos marcantes da trajetória do hospital, ressaltando que “a história desse hospital realmente é algo que eu não vou esquecer”. Ele destacou como a comunidade, especialmente os voluntários, foram essenciais para a realização do projeto. “O pobre foi quem construiu toda a magnitude desse hospital”, afirmou, relembrando as doações populares por meio da conta de energia elétrica no início da campanha.

Gurgel também lembrou a doação de um carro pelo empresário Paulo Constantino para a campanha de arrecadação, o que se tornou o marco inicial na angariação de recursos.

Gurgel ainda enalteceu a participação ativa de mulheres voluntárias, que foram a espinha dorsal da construção do hospital. “Noventa e nove porcento desse pessoal eram mulheres. Eram mulheres firmes, fortes, com o desejo de ver isso aqui construído”, ressaltou, enfatizando o papel crucial delas na história da instituição.

Além das contribuições financeiras de governadores e de instituições como o Bradesco, Gurgel citou a importância das ações comunitárias que possibilitaram a arrecadação de cerca de R$ 1,25 milhão, fundamentais para a construção do hospital. “Foi o povo que fez isso acontecer”, disse.

Ao final de seu discurso, Gurgel agradeceu aos voluntários e à nova administração do hospital, ressaltando que a medicina está sempre em evolução e que o Hospital do Câncer continua a crescer e se adaptar às necessidades da população. “Nunca será tarde para dizer que temos sempre que fazer mais”, concluiu.

De acordo com o presidente do Hospital de Esperança, Ricardo Anderson Ribeiro, “a homenagem foi um reconhecimento merecido a Gurgel e a todos que contribuíram para a realização deste sonho coletivo, reforçando a importância da solidariedade e do trabalho em equipe na luta contra o câncer”.

 

Creditos : O Imparcial de Prudente