Antonio Luciano Teixeira
Sem categoria

Tupi Paulista – Dia de Ação de Graças

O Dia de Ação de Graças, conhecido em inglês como Thanksgiving Day, é um feriado celebrado sobretudo nos Estados Unidos, no Canadá e nas ilhas do Caribe, observado como um dia de gratidão a Deus, com orações e festas.

História – Primeiramente, o dia de Ação de Graças era comemorado na quarta quinta-feira do mês de novembro, na região da Nova Inglaterra, sob a forma de festivais cristãos em agradecimento pelas boas colheitas realizadas no ano.

Por esta razão, o Dia de Ação de Graças é comemorado no outono (do hemisfério norte), após a colheita ter sido recolhida.

Primeiro deles foi celebrado em Plymouth, Massachusetts, pelos colonos que fundaram a vila, em 1620.

No ano seguinte, depois de más colheitas e inverno rigoroso, os colonos tiveram uma boa colheita de milho no verão de 1621.

Por ordem do governador da vila, em homenagem ao progresso desta safra em anos anteriores, a festa foi marcada no início do outono de 1621.

Homens de Plymouth mataram patos e perus. Outros alimentos que faziam parte do cardápio foram peixes e milho.

Cerca de noventa índios teriam participado do festival.

Todos comeram ao ar livre em grandes mesas. No Brasil, o então presidente Gaspar Dutra instituiu o Dia Nacional de Ação de Graças, através da lei 781, de 17 de agosto de 1949, por sugestão do embaixador Joaquim Nabuco, entusiasmado com as comemorações que vira em 1909, na Catedral de São Patrício, quando embaixador em Washington.

É também um momento para expressar carinho pelos amigos e familiares.

Este é um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos e Canadá, juntamente com o Natal e o Ano Novo. Curiosidades sobre o Dia de Ação de Graças

– Existe uma cerimônia no Dia de Ação de Graças em que o presidente americano perdoa dois perus (um oficial e um reserva).

Assim, ele salvaria os animais do mesmo destino dos outros 46 milhões de perus – a estimativa de perus que são consumidos durante o feriado.

O feriado também é conhecido por grandes desfiles.

O mais conhecido de todos é o da Macy’s em Nova Iorque, em que participam centenas de figuras mediáticas e personagens do mundo infantil e da fantasia como Mickey, Homem Aranha, entre outros.

No Dia de Ação de Graças também é disputado um jogo de futebol americano, um dos esportes mais apreciados nos Estados Unidos.

É um feriado familiar, em que é normal realizar longas viagens para que os parentes estejam reunidos.

Outra grande tradição deste feriado é a comida, as famílias celebram este dia com muita fartura gastronômica.

Tipicamente come-se peru (por isso também é conhecido como Turkey Day – Dia do Peru), batata doce, purê, torta de abóbora, torta de maçã, torta de nozes, entre outras coisas.

No Brasil, esta não é uma data comemorativa comum no calendário nacional.

Entretanto, em 1966, a lei nº 5.110/66 estabeleceu que as comemorações de Ação de Graças no país se dariam na quarta quinta-feira de novembro.

Normalmente, a data é lembrada por famílias de origem americana e por algumas igrejas cristãs, universidades e cursos de inglês também costumam comemorar a data.

A sexta-feira depois do dia de Ação de Graças é conhecida como Black Friday (sexta-feira negra em português).

Nesse dia, várias lojas fazem promoções surpreendentes.

Como o próprio nome diz, o Dia de Ação de Graças é uma data em que as pessoas se reúnem e demonstram sua gratidão a Deus pelas bênçãos recebidas durante o último ano.

Antonio Luciano Teixeira