Tupi Paulista – Semana do Saco Cheio
A Semana do Saco Cheio é um feriado prolongado que acontece entre os dias 12 e 15 de outubro (esta data também varia de acordo com os dias em que caem o feriado do dia 12) e une as comemorações do Dia de Nossa Senhora Aparecida e do Dia do Professor.
É considerada a última pausa dos estudantes antes do vestibular.
É uma data democrática, onde todos podem aproveitar.
Algumas das atividades que se podem fazer durante esta semana são: Viagens de formatura, Pôr a matéria em dia, Lazer, Atividades culturais, etc.
A semana do saco cheio, é também conhecida como semana de primavera.
No Brasil, este costume começou por volta de 1982 e foi uma invenção de estudantes universitários que já estavam cansados nessa época do semestre.
O dia 12 de outubro é feriado de Nossa Senhora Aparecida e dia das Crianças e logo em seguida vem o dia dos professores, em 15 de outubro.
Os estudantes decidiram emendar essas datas e daí surgiu, a semana do saco cheio.
Em que pese o senso comum de tratar-se de uma invenção de estudantes universitários, esta semana não é aplicada regularmente em nenhuma faculdade no âmbito nacional brasileiro, razão pela qual a afirmação de sua criação é provavelmente uma falácia histórica.
A comemoração se justifica, ainda, por conta da “outubrite”, drama enfrentado por muitos estudantes, que se desesperam com a possibilidade de reprovação no vestibular no mês que antecede os principais processos seletivos do país.
Além disso, há rumores de que o costume brasileiro surgiu da prática alemã de conceder uma semana de recesso, em outubro, para as crianças auxiliarem seus pais na colheita dos vegetais.
O início do costume no Brasil descende da semana da batata na Alemanha.
Este costume era aplicado em diversos colégios com origem alemã e posteriormente outros colégios no Brasil adotaram a prática.
Significado de Saco cheio: Expressão usada para dizer que alguém está irritado, sem paciência.
Portanto a semana do saco cheio é um estado de humor intensificado, principalmente, no final do ano, o famoso “saco cheio” representa a intolerância com os preparativos do vestibular e, mais do que isso, é o pretexto utilizado na última pausa concedida aos vestibulandos antes das provas.
Você já deve estar se perguntando, Mas ainda existe vestibular?
A Resposta é sim, o vestibular ainda existe no Brasil e muitas universidades aplicam vestibulares próprios. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal forma de ingresso para os cursos de graduação, mas algumas universidades federais ainda aplicam vestibulares unificados ou mistos.
As universidades podem utilizar o Enem de várias formas no processo seletivo, como:
Fase única, Primeira fase, Fase única para as vagas remanescentes do vestibular, Combinado com o vestibular da instituição, etc.
O vestibular é uma avaliação que seleciona estudantes para instituições de Ensino Superior.
Os vestibulares para as universidades públicas são os mais concorridos, devido à oportunidade de estudar gratuitamente e à reputação do ensino.
Como nem todo trabalhador tem a oportunidade dessa pausa letiva, continuemos nossa labuta diária, mesmo com o “saco cheio”.
Antonio Luciano Teixeira