Tupi Paulista – Origem do Dia das Crianças no Brasil
O Dia das Crianças é uma data comemorativa que foi estabelecida no Brasil na década de 1920, durante o governo de Artur Bernardes.
1923, o Brasil sediou o III Congresso Sul-Americano da Criança e o evento trouxe um grande debate acerca da importância de defender os interesses e direitos das crianças.
Esse debate motivou o deputado federal Galdino Valle Filho a propor a criação do Dia das Crianças.
O projeto de lei estabelecido por ele ganhou força, sendo sancionado por meio do Decreto nº 4.867, de 5 de novembro de 1924.
Se no Brasil o Dia das Crianças é celebrado em 12 de outubro, no exterior a celebração ocorre em dias distintos.
verdade é que não há uma data unânime para celebrar as crianças, e cada país tem o seu critério nessa escolha.
Já a Organização das Nações Unidas estabeleceu um importante documento na questão da proteção às crianças.
Esse documento é a Declaração Universal dos Direitos das Crianças, estabelecida em 20 de novembro de 1959.
O dia 20 de novembro passou a ser considerado pela ONU como o World Children’s Day, o Dia Mundial das Crianças.
A popularização do Dia das Crianças no Brasil aconteceu somente a partir da década de 1950.
que a data comemorativa foi criada, em 1924, não houve muita repercussão, havendo até uma tentativa de mudar a data da celebração por Getúlio Vargas.
Somente a partir da década de 1950 é que a data ganhou proporção graças a uma campanha publicitária.
Nessa década, a fábrica de brinquedos Estrela e a empresa Johnson & Johnson lançou a Semana do Bebê Robusto, uma campanha publicitária cujo objetivo era o de celebrar o dia 12 de outubro, fazendo da data um momento de grande comercialização de produtos para crianças.
A campanha publicitária se iniciou em 1955, usando o decreto de Artur Bernardes como base para a escolha desse dia específico.
campanha deu resultado, fazendo com que a celebração caísse no gosto da população.
Atualmente, o dia 12 de outubro é uma data de grande expressão comercial, pois as vendas, sobretudo de brinquedos, aumentam de maneira significativa em todo o país.
A celebração do Dia das Crianças ainda tem um componente especial aqui no Brasil, pois o dia é considerado feriado nacional. Porém, o feriado nacional, no entanto, não tem relação com isso, sendo feriado por causa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
O dia 12 de outubro (Dia das Crianças) serve como uma homenagem às crianças, ressaltando a importância do cuidado que elas devem receber, tanto de suas famílias como também do Estado.
Em resumo, o Dia das Crianças é um momento para celebrarmos a alegria das crianças, mas também para lembrarmos que elas possuem direito à educação, amor, diversão, etc. Fonte principal:
“www. brasilescola.uol.com.br” “Que neste Dia das Crianças possamos lembrar que, ao preservar a inocência, estamos construindo um mundo mais belo para o futuro”.
Antonio Luciano Teixeira