Lotação nas Penitenciaria carcerária atinge 13 das 17 na região – Pen. Masculina de Tupi Paulista Capacidade de 844 está com 1370
A superlotação carcerária atinge 13 das 17 penitenciárias da região de Presidente Prudente. Um levantamento realizado pela reportagem de O Imparcial na quarta-feira, a partir de dados da SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) do Estado de São Paulo, revela que as unidades da região de Prudente enfrentam um número significativamente maior de detentos do que suas capacidades comportam. Ao todo, a região possui 20.979 reclusos no sistema penitenciário, sendo que o número total de vagas disponibilizadas é de 16.256.
Entre as unidades que estão em situação crítica, a Penitenciária de Irapuru é uma das mais sobrecarregadas. Inaugurada em abril de 2005, a unidade possui atualmente uma população de 1.501 detentos, enquanto sua capacidade é de 844, o que representa uma ocupação 78% acima do limite previsto. Em Junqueirópolis, a unidade, inaugurada em 1998, hoje está com 1.576 homens em um espaço destinado a 873, resultando em um excedente populacional de aproximadamente 80% acima da capacidade da unidade.
O cenário de superlotação carcerária é generalizado na região. Em Lucélia, está a penitenciária com a maior capacidade de ocupação em nível regional, com 1.550 vagas. Por lá, atualmente, 2.449 homens estão reclusos, o que representa um excedente de 58%. Em 2018, ano da última grande rebelião na região de Prudente, a Penitenciária de Lucélia tinha capacidade para 1.440, mas abrigava mais de 1,8 mil detentos.
Na Penitenciária Bruno Luiz Airoldi Leite, em Caiuá, que tem capacidade para 823 pessoas, estão abrigados 1.145 presos, representando uma ocupação 39% acima do ideal. Em Dracena, a Penitenciária Adriano Aparecido de Pieri enfrenta uma situação similar, com 1.137 detentos em um espaço destinado a 844, com uma superlotação de 35%.
A situação de sobrelotação também é constatada nas Penitenciárias de Flórida Paulista, Marabá Paulista, Osvaldo Cruz, Pacaembu, Pracinha, Presidente Bernardes e na Penitenciária masculina Vanderlei Tartari Monteiro de Tupi Paulista.
Apenas 4 estão com cenário adequado
Quatro unidades penitenciária da região de Presidente Prudente apresentam uma situação carcerária adequada, onde a população de detentos está dentro ou abaixo da capacidade máxima:
• Penitenciária Tacyan Menezes de Lucena, em Martinópolis, com capacidade para 872 presos e uma população de 325 detentos.
• Penitenciária I Zwinglio Ferreira, em Presidente Venceslau, com capacidade para 893 presos e 736 detentos.
• Penitenciária II Maurício Henrique Guimarães Pereira, também em Presidente Venceslau, com capacidade para 1.280 presos e uma população de 520.
• Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, com capacidade para 790 detentas e uma população de 699.
“Operam dentro dos padrões”
Em nota a O Imparcial, a Secretaria da Administração Penitenciária informou que “as unidades prisionais da pasta operam dentro dos padrões de segurança e disciplina” e que “estão previstas as inaugurações de dois novos presídios em Riversul e Santa Cruz da Conceição, que terão o total de 1.646 vagas”.
Por fim, a pasta de Administração Penitenciária indicou que o “Governo de São Paulo também apoia a adoção de penas alternativas pelo Poder Judiciário, além da realização de mutirões dando maior agilidade aos processos”.
Mais : O Imparcial de Prudente