Por [Élida Ribeiro- Médica Veterinária Canil Municipal de Tupi Paulista]
OESTE PAULISTA

Tupi Paulista – Visita Técnica ao Canil da Penitenciária “Vanderlei Tartari Monteiro”

Foca em Saúde e Bem-Estar dos Cães

No dia 24 de julho de 2024, os médicos veterinários da Prefeitura de Tupi Paulista —Thaís Terumi, Élida Ribeiro, YohanFerraresi e Érik Henrique, responsáveis pela pasta da Zoonoses, Canil e pela Casa da Agricultura respectivamente— realizaram uma visita técnica ao Canil da Penitenciária “Vanderlei Tartari Monteiro” em Tupi Paulista. O objetivo da visita foi promover a melhoria contínua das práticas de manejo e cuidado dos cães sob a responsabilidade da instituição.

A equipe foi recebida pelo adestrador Luciano Silva, que conduziu uma sessão de treinamentos com os cães, demonstrando as técnicas e o trabalho realizado.

Também receberam a equipe de médicos veterinários o diretor externo da unidade e demais funcionários, proporcionando um ambiente colaborativo para a discussão dos temas abordados.

Os temas abordados durante a visita formam :Leishmaniose, Castração dos animais e Uso de coleiras com Deltametrina.

A leishmaniose, uma doença parasitária que pode afetar a saúde dos cães e humanos, foi um dos principais pontos discutidos.

Os veterinários forneceram orientações sobre medidas preventivas e realizaram a coleta de sangue dos cães para diagnóstico.

Utilizando o teste rápido TR DPP® Leishmaniose Visceral Canina Bio-Manguinhos, fornecido pelo Instituto Adolfo Lutz a Secretaria de Sáude / Zoonoses, todos os cães que tiveram seu sangue coletado foram testados e os resultados foram negativos, indicando que os animais estão livres da doença no momento.

Os veterinários também discutiram a importância da castração para o controle populacional e a saúde dos cães.

Eles explicaram que a castração contribui para a prevenção de doenças reprodutivas e ajuda a evitar comportamentos indesejáveis.

Outro ponto importante abordado foi o uso de coleiras com deltametrina, que são essenciais para a prevenção de ectoparasitas como pulgas, carrapatos e o mosquito transmissor da leishmaniose.

A visita técnica destacou o comprometimento da Prefeitura de Tupi Paulista com o bem-estar dos animais e a importância da colaboração entre os diferentes setores envolvidos no cuidado dos cães. A interação entre os veterinários, o adestrador Luciano Silva e a equipe da penitenciária reforça o compromisso com a manutenção de altos padrões de saúde e manejo para os animais do canil.

Com essas ações, a Prefeitura reafirma seu compromisso com a proteção e o cuidado dos cães, garantindo que recebam a atenção e os cuidados necessários para uma vida saudável e segura.

Por [Élida Ribeiro- Médica Veterinária Canil Municipal de Tupi Paulista]