Tupi Paulista – O Dia da Televisão é comemorado no dia 11 de agosto no Brasil.
A televisão cumpre um papel importantíssimo na comunicação e na formação de opinião das pessoas. Trata-se de um meio barato e, portanto, presente em praticamente todos os lares.
Desta forma, precisamos ser críticos com os conteúdos vinculados por este meio.
O aparelho que é capaz de transmitir imagens através da captação de ondas elétricas foi inventado pelo escocês John Logie Baird.
Após quase cinco anos de estudos e tentativas, Baird consegue, em 1925, obter a imagem de um rosto humano, com a definição de 30 linhas. Só para comparar, as televisões atuais têm 1080 linhas de definição.
Oficialmente, seu invento foi apresentado em 1926 para os cientistas da Academia Britânica, em Londres, na Inglaterra. Com seu modelo mecânico de televisão, Baird realizou a primeira transmissão televisiva.
Assim como a fotografia e o cinema, outros inventores estavam trabalhando num aparelho semelhante na mesma época. Desta maneira, destaca-se também o russo-americano Vladimir K. Zworykin que desenvolveu a televisão eletrônica em 1929.
A televisão chegou ao Brasil em 18 de setembro de 1950, quando foi inaugurada a TV Tupi, a primeira emissora brasileira. Fundada pelo jornalista e empresário Assis Chateaubriand, a TV Tupi era transmitida somente em São Paulo, porém, no ano seguinte, seria inaugurada a emissora no Rio de Janeiro.
No Brasil, se comemora a existência da televisão no dia 11 de agosto no Brasil, em homenagem à sua padroeira, Santa Clara de Assis. A data é celebrada desde 1958, quando o Papa Pio XII declarou Santa Clara como padroeira deste meio de comunicação.
Nos anos 90, houve uma mudança no calendário.
Em lembrança à primeira transmissão televisiva no Brasil, o Dia Nacional da Televisão foi assinalado em 18 de setembro, através da Lei 10.255 de 9 de julho de 2001.
A data já era celebrada na cidade de São Paulo desde 1993, mas com esta lei, tornou-se uma efeméride nacional.
Apesar do Brasil comemorar a televisão dia 11 de agosto e 18 de setembro, a ONU declarou o dia 21 de novembro como o Dia Mundial da Televisão.
Nesta data, no ano de 1996, foi realizado pela primeira vez o Fórum Mundial da Televisão. (www.calendarr.com).
O Dia da Televisão e a vida de Santa Clara de Assis. – Desde 1958, no dia 11 de agosto, é comemorado o Dia da Televisão.
Entretanto, esse dia não diz respeito ao registro do primeiro fenômeno televisivo ou à invenção do primeiro aparelho de televisão.
Tal dia remete à morte de Santa Clara de Assis, responsável pela fundação da ordem feminina franciscana e que faleceu no ano de 1253.
Mas o que tem a ver Santa Clara com o Dia da Televisão?
Em 14 de fevereiro de 1958, Eugenio Pacelli, então Papa Pio XII, achou por bem homenagear Santa Clara de Assis relacionando a memória do dia de sua morte com a popularização da televisão. Isso porque, segundo a tradição católica, Santa Clara, certa vez, impossibilitada de assistir à missa matinal do dia de Natal, ficou em seu quarto, em São Damião, meditando e orando ao menino Jesus.
Milagrosamente, conta-se que Santa Clara conseguiu ouvir e “assistir”, isto é, visualizar de uma forma fisicamente inexplicável, tudo o que se passava na referida missa.
Para a Igreja Católica, tal história é digna de fé. Nesse sentido, o Papa Pio XII, que via no fenômeno televisivo algo de extraordinário e passível de comparação com o milagre vivido por Santa Clara, sugeriu comemorar o Dia da Televisão no dia em que se rememora a morte da santa, haja vista que a TV torna presente, por meio de imagem e som, fenômenos fisicamente ausentes aos sentidos.
A década de 1950 foi marcada pela disseminação da televisão.
O Brasil mesmo recebeu os primeiros modelos de TV e teve as primeiras empresas de televisão criadas nessa década.
A iniciativa do Papa Pio XII em criar um dia para a televisão, portanto, foi bem pensada em termos apostólicos (dentro da compreensão que esse termo tem no catolicismo), haja vista que, em se tratando de um veículo de comunicação de massas, seria importante ter a TV como um símbolo associado a um santo católico.
Nesse sentido, Santa Clara é entendida por muitos, hoje, como a “Padroeira da Televisão”. Fonte: FERNANDES, Cláudio. “11 de agosto — Dia da Televisão”; Brasil Escola.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-televisao.htm. Acesso em 06 de agosto de 2024.
Antonio Luciano Teixeira