Furtos de energia elétrica em cidades da Nova Alta Paulista
Mais de 365 mil KWh de energia elétrica foram desviados somente na primeira metade de junho nos municípios da Nova Alta Paulista. Os dados, da concessionária Energisa Sul-Sudeste, revelaram 62 irregularidades em imóveis residenciais e comércios por meio de uma inspeção nas cidades de Adamantina (SP), Osvaldo Cruz (SP), Lucélia (SP), Parapuã (SP), Sagres (SP) e Tupã (SP).
A intensificação das ações contou com o apoio de equipes de outras regiões, que fiscalizaram 230 estabelecimentos, na tentativa de identificar intervenções em medidores para baixar ou zerar o consumo e ligações clandestinas, também conhecidas como “gatos de energia”.
Em imóveis residenciais, de acordo com a empresa, a quantidade desviada foi de 236 mil KWh, enquanto em estabelecimentos comerciais, de 129 mil KWh. Essa energia seria o suficiente para abastecer uma cidade do tamanho de Inúbia Paulista (SP), habitada por pouco mais de 3,6 mil pessoas, durante um mês inteiro.
Reincidência de irregularidades
“O monitoramento do consumo dos clientes faz parte da nossa rotina e quando há suspeita irregularidades, realizamos a inspeção justamente para confirmar se trata de uma ação criminosa ou algum problema técnico a ser corrigido no equipamento de medição do cliente”, explicou.
Ainda de acordo com o coordenador, apesar do prejuízo financeiro dessas irregularidades, a maior preocupação ainda é com os riscos que essas ligações clandestinas representam para o sistema elétrico e para a comunidade.
G1 Prudente