Tupi Paulista – Curso gratuito “Semeando Autonomia”
A cidade de Tupi Paulista e região será palco de um evento transformador: o Curso Semeando Autonomia com foco na emancipação, valorização e autonomia das mulheres. Organizado pelo Coletivo Rancho Y-Îara em parceria com o Instituto Federal de Presidente Epitácio e Ministério das Mulheres, o curso visa capacitar mulheres de todas as idades e origens, tanto do meio rural quanto urbano, em conceitos fundamentais de agroecologia, empreendedorismo social e práticas sustentáveis.
No dia 13/06, durante uma reunião na Secretaria Municipal de Assistência Social, ganhou o apoio do Social, da Secretaria de Agricultura, do Sindical Rural, da ACE e da CMEC.
“Este curso é uma oportunidade única para as mulheres se empoderarem e se tornarem agentes de mudança em suas comunidades”, afirma Luciana Teruel, uma das organizadoras do evento. “Queremos proporcionar conhecimento e ferramentas para que elas possam transformar suas realidades, promovendo a agroecologia, a autonomia econômica e o protagonismo feminino.”
Dividido em encontros/módulos, o curso abordará temas essenciais para o desenvolvimento sustentável, incluindo gestão participativa, políticas públicas, economia feminina, valorização da mulher, iniciativas de sucesso, hortas urbanas, economia solidária, quintais produtivos, processamento de alimentos saudáveis e comercialização da produção/produtos. “Nosso objetivo é oferecer uma formação completa e acessível, que atenda às demandas e interesses das participantes”, destaca Melissa Alexandre uma das facilitadoras do curso.
Além de aulas teóricas, o curso poderá contar com atividades práticas, dinâmicas de grupo e visitas técnicas, quando houver a disponibilidade do grupo, proporcionando uma experiência de aprendizado dinâmica e interativa.
“Queremos criar um ambiente de troca de saberes e experiências, onde todas se sintam valorizadas e incentivadas a participar ativamente”, ressalta Gilda Fruck.
O Curso Semeando Autonomia é gratuito, aberto a todas as mulheres e interessados em aprender e se engajar em práticas empreendedoras e sustentáveis e será certificado pelo Instituto Federal de Presidente Epitácio.
As inscrições estão abertas de 18/06 a 05/07 e podem ser feitas pessoalmente na Associação Comercial, no CRAS e na Secretaria de Agricultura.
As vagas são limitadas, por isso, não perca essa oportunidade de fazer parte dessa jornada rumo a um futuro mais justo, sustentável e igualitário.
Para mais informações, entre em contato com o CRAS pelo telefone 3851-2477 ou com o Coletivo Rancho Y-Îara pelo whatsApp 18 99752-9678.
Venha fazer parte dessa transformação! Juntas, somos mais fortes!
Coletivo Rancho Y-Îara