OESTE PAULISTA

Tupi Paulista – Microchipagem em cães e gatos

O município de Tupi Paulista deu inicio ao projeto de microchipagem em cães e gatos; Consiste na implantação de um pequeno dispositivo do tamanho de um grão de arroz sob a pele do animal, contendo um número único de identificação funcionando como se fosse um RG do animal, contendo todos os dados do animal e de seu tutor legal.

Ao contrário das coleiras e tags de identificação, que podem se perder ou serem removidas, o microchip oferece uma identificação permanente do animal.
Em caso o animal fuja se perca, ou seja, roubado, os microchips podem ser facilmente escaneados por veterinários, abrigos ou órgãos de controle de animais para obter informações de contato do proprietário.

Algumas pessoas expressam preocupações sobre a privacidade e o potencial de rastreamento dos animais por meio dos microchips.

No entanto, é importante ressaltar que os microchips contêm apenas um número de identificação único, sem dados de localização em tempo real.

Em nosso município já teve início a microchipagem, já foram microchipados os 31 cães que se encontram no Canil Municipal, e também os animais de ruas que estão sendo castrados pelo projeto realizado no município, que até o momento foram microchipados 4 cães e 14 felinos.

A microchipagem será estendida para toda população de tutores que queira participar do projeto, as mesmas serão realizadas através de campanhas e agendamentos, que serão divulgados pelos meios de comunicação da prefeitura municipal.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Tupi Paulista