Antônio Luciano Teixeira
OESTE PAULISTA

Dia da Fraternidade Universal ou Dia da Confraternização Universal

Origem – Com a Lei Nº 108, de 29 de outubro de 1935, no governo do presidente Getúlio Vargas, o primeiro dia do ano foi consagrado à comemoração da fraternidade universal e foi estabelecido como feriado nacional.

Embora muitas fontes divulguem que o Dia da Confraternização Universal tenha sido criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data não consta no seu calendário.

O ano novo significa vida nova, um tempo para se avaliar tudo o que passou, esquecer os problemas, procurar a felicidade através de atitudes melhores e buscando se tornar uma pessoa melhor.

Também considerado o Dia Mundial da Paz – Com uma proposta bastante parecida, na mesma data é comemorado o Dia Mundial da Paz, a qual foi criada em 1967 pelo então Papa Paulo VI. Apesar de ter sido estabelecida por um Papa, a celebração não é restrita aos católicos.

Na altura da sua criação, o Papa Paulo VI declarou a importância do envolvimento de todas as pessoas, independentemente da sua religião e, assim, esse dia passou a ser comemorado em muitos países do mundo.

O tema da comemoração de cada ano é escolhido pelo papa vigente. Milhares de pessoas assistem todos os anos o seu discurso no dia 1 de janeiro, que é tradicionalmente conhecido como a “Mensagem do Papa”. Também é feriado sob este nome em Portugal, onde foi instituído pelos vitoriosos Republicanos após a Implantação da República Portuguesa a 5 de outubro de 1910.

A Confraternização Universal e da Paz tem uma simbologia muito bonita, pois representa a paz e o desejo de união entre todos os povos do mundo. Em meio a toda reflexão que essa data é capaz de provocar, ficam alguns questionamentos.

Será que estamos, de fato, praticando a solidariedade? Buscamos compartilhar o que temos com os menos favorecidos? Estamos conseguindo exercer a empatia? Será que teremos mais paz e união no ano que se inicia? Esse dia é também uma oportunidade para relembrar a importância dos nossos objetivos e alcançar a verdadeira paz entre todos os povos.

Na perspectiva, é importante que todos possam refletir e celebrar este inicio de ano, com esperança de dias cada vez melhores. O Dia da Confraternização Mundial e o Réveillon são a mesma coisa? Não, o Réveillon é comemorado em 31 de dezembro, dia que antecede o Dia da Confraternização Mundial; além disso, o Réveillon não é considerado um feriado nacional.

A legislação brasileira com a Lei 10.607/02 em seu Art. 1o diz, O art. 1o da Lei no 662, de 6 de abril de 1949, passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 1o São feriados nacionais os dias 1o de janeiro, 21 de abril, 1o de maio, 7 de setembro, 2 de novembro, 15 de novembro e 25 de dezembro”.
Desse modo, desejamos um ano de 2024, próspero, com saúde e repleto de conquistas!

Antonio Luciano Teixeira