Antonio Luciano Teixeira
OESTE PAULISTA

Tupi Paulista – A nobreza e a abnegação do ato de servir ao povo

Chegou o momento de lembrar um personagem destaque na Gestão Pública.

Às vezes discreto quase imperceptível, mas útil e necessário para o andamento do nosso dia a dia.

O servidor público é um servidor do público, do povo e da sociedade.

Servir a sociedade é o compromisso maior do servidor público.

Ele, servidor público ou funcionário público pode contribuir muito para o crescimento e desenvolvimento do município, estado e país mediante as suas ações, visando atender às solicitações do cidadão sempre que possível e que deve esforçar-se para fazê-lo, com disposição e desprendimento, profissionalismo, transparência e, principalmente, imparcialidade.

Servidor público qualificado, capacitado e dedicado é o melhor investimento que a sociedade pode fazer, pois garante uma Gestão Pública eficiente e eficaz, trabalhando exclusivamente em prol do cidadão.

Não há serviço público de qualidade sem servidor público comprometido com o trabalho, pois é inquestionável a relevância da atuação do servidor público, pois o seu principal diferencial é o de cuidar do que é de todos nós

Não se constrói uma democracia e um país organizado, que atenda as necessidades e anseios da população de forma digna, sem o servidor público competente, bem remunerado, tratado com respeito e dignidade e ao mesmo tempo compromissado com sua missão de servir bem ao público indistintamente.

O servidor público tem um papel decisivo na Gestão Pública, pois sua missão é a de servir o interesse coletivo, demonstrando comportamento inquestionável, mantendo sigilo e ética.

Em todos os órgãos públicos há sempre a relevante participação dos servidores públicos, confirmando a importância de seus trabalhos para a sociedade.

O Dia do Servidor Público surgiu através do Conselho Federal do Serviço Público Civil, homenageando a criação das leis que regem os direitos e deveres dos servidores públicos – Decreto Lei nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, assinado pelo então presidente Getúlio Vargas. A data é especial não somente pela carga histórica, mas pelo peso simbólico de sua essência: a nobreza e a abnegação do ato de servir ao povo.

 

Na maioria dos estados e municípios brasileiros, o Dia do Servidor Público é considerado facultativo para os profissionais da área.

Assim, o artigo 236 da lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, determina que 28 de outubro seja oficialmente o Dia do Servidor Público no Brasil. Que neste dia 28 de outubro possamos aprender a valorizar os servidores públicos que desempenham funções tão essenciais para nossa sociedade. Parabéns pelo seu dia!

Antônio Luciano Teixeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *